Distritos

PRIMER-PERMANOVA: Análise avançada de dados multivariados

We Value
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: A consultar

Todos os ecossistemas naturais, bem como aspectos da biologia animal e humana, têm inerentemente uma complexidade biológica elevada. Ferramentas de análise de dados complexos, como o software PRIMER, são hoje em dia essenciais para validar resultados de investigação, medidas de conservação, avaliação de impactos ambientais, entre outros.

O software PRIMER-PERMANOVA é uma das ferramentas estatísticas mais comuns utilizadas e reconhecidas pela comunidade científica na análise de dados multivariados, sendo igualmente valorizado pelas revistas de investigação com arbitragem científica.

O curso abordará os seguintes tópicos:

• Fundamentos do design experimental (delineamento de factores, sua natureza, níveis, variáveis, replicação, poder de análise e outros);

• Tipos de designs experimentais e suas aplicações a dados multivariados;

• Preparação de dados em EXCEL (criação de matrizes de amostragem, preparação de dados para importação para PRIMER-PERMANOVA);

• Testes de hipóteses em PRIMER-PERMANOVA – revisão (ANOSIM e PERMANOVA);

• Técnicas de análise de dados em PRIMER (utilidade, aplicação e interpretação de resultados): BEST, CASWELL, DIVERSE, DOMDISP, LINKTREE, SIMPROF, MVDISP, RELATE, 2STAGE, TAXDTEST, Utilização dos vários PLOTS;

• Técnicas de análise de dados em PERMANOVA (utilidade, aplicação e interpretação de resultados): PERMDISP, PCO, distLM, dbRDA, CAP;

• Apresentação de  resultados (com exemplos prácticos);

• Discussão dos designs experimentais dos dados de cada formando;

• Análise dos dados de cada formando.

Os conteúdos teóricos serão abordados no 1º dia, onde se incluem também exemplos prácticos. No 2º dia, será feita a familiarização virtual com o software sobre as técnicas abordadas, discussão de exemplos e preparação dos dados dos formandos para sua análise no 3º dia. O 3º dia será preenchido com sessões prácticas, para as quais os formandos podem usar os próprios dados. É aconselhável que os formandos se façam acompanhar pelos seus computadores pessoais, equipados com a versão demo de PRIMER.

Este curso é dirigido a investigadores e estudantes que pretendam aprofundar conhecimentos nos métodos estatísticos multivariados para aplicação em investigação, ecologia, gestão ambiental, entre outras, e a todos os que pretendam adquirir competências na área de análise de dados multivariados, utilizando softwares especializados validados pela comunidade científica (PRIMER e PERMANOVA).

Neste curso, pretende-se dotar os formandos de competências por forma a desenvolver análises de dados multivariados recorrendo a software internacionalmente reconhecido. Serão desenvolvidos conhecimentos prácticos avançados na utilização dos softwares PRIMER e PERMANOVA para análise de dados multivariados.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações