Distritos

RCCTE - CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS

EUVEO - Consultoria para os Negócios e a Gestão, Lda
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: A consultar

1. Introdução ao novo RCCTE (2h)2. Cálculo Necessidades de Aquecimento (Nic) (5h)3. Cálculo das necessidades Energéticas (5h)4. Exercício prático com o software Solterm (2h)5. Implicações no Projecto e na Obra (2h)8. AVALIAÇÃO (4h) 7. Software de Aplicação (8h)6. Articulação da Regulamentação Energética e da Qualidade do Ar com a Restante Regulamentação Aplicável ao Sector da Construção (2h)

1. Introdução ao novo RCCTE (2h) Apresentação da nova filosofia regulamentarSíntese metodológica de AplicaçãoRequisitos EnergéticosProcedimentos Legais e AdministrativosResponsabilidade, Licenciamento e Projecto 2. Cálculo Necessidades de Aquecimento (Nic) (5h) 2.1. Perdas TérmicasEnvolvente exterior (Planas e Lineares)Valores dos Coeficientes de transmissão térmica superficial (U,)Soluções construtivas 2.2. Pontes Térmicas LinearesDescrição das pontes térmicas em paredes e pavimentosValores de ΨSoluções construtivas 2.3. Ventilação e InfiltraçõesVentilação natural e mecânicaClasses de caixilhosSoluções construtivasGanhos Térmicos SolaresCálculo simplificado e detalhado dos ganhos solares no InvernoCálculo de ObstruçõesGanhos de Sistemas Solares PassivosInércia TérmicaDefinição e Cálculo da inércia térmicaSoluções construtivas 3. Cálculo das necessidades Energéticas (5h) Necessidades Nominais de Aquecimento (Ni)Síntese metodológica de aplicaçãoCálculo do Factor de FormaNecessidades de Arrefecimento (Nvc e Nv)Metodologia de aplicaçãoCálculo das Necessidades de Arrefecimento do Edifício no VerãoGanhos solaresNecessidades de Energia Primária (Ntc e Nt)Metodologia de aplicaçãoCálculo das Necessidades de Energia PrimáriaEficiência dos EquipamentosFontes de EnergiaNecessidades de AQSCálculo de Nac e NaObrigatoriedade dos sistemas solaresCertificação de Equipamentos e de instaladoresPrograma SOL TERM4. Implicações no Projecto e na Obra (2h) Perspectivas dos ArquitectosImplicações no projecto de arquitecturaOrientações, vãos, matérias, responsabilidadesImplicações nas Soluções ConstrutivasDiscussão sobre implicações no projecto de engenharia civilMateriais, isolamentos, pontes térmicasImplicações nos Sistemas de Ventilação e de Climatização Ventilação natural vs mecânica, consequênciasQue equipamentos? 5. Articulação da Regulamentação Energética e da Qualidade do Ar com a Restante Regulamentação Aplicável ao Sector da Construção (2h) Enquadramento da regulamentação aplicável ao sector da construçãoEstratégias integradoras de optimização energético/funcional dos edifícios 6. Software de Aplicação (7h) Apresentação do Programa Estudo de casos práticos 7. AVALIAÇÃO (3h)

- Arquitectos;- Engenheiros civis, engenheiros mecânicos, especialistas em engenharia de climatização, e engenheiros de outras especialidade reconhecidas pela Ordem dos Engenheiros com base na análise curricular;- Engenheiros técnicos da especialidade de engenharia civil, de engenharia mecânica e engenheiros técnicos de outras especialidade, com qualificações reconhecidas pela ANET, tendo em conta a análise curricular; Os formandos deverão possuir pelo menos 5 anos de experiência nos termos da cláusula 4ª do Protocolo celebrado entre DGGE, ID, CSOPT, OE, AO, ANET, no âmbito do SCE para poderem realizar o módulo e exame na ADENE.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Trofa, Porto)

    Turno: Noites

    Datas: Inicio: 2011-11-08 Fim: 2011-12-20

Cursos em Destaque