Distritos

Formação financiada - "Ideias e oportunidades de negócio" - 50 horas

Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: Gratuíto

Formação modular certificada, destinada a pessoas desempregadas e empregadas que pretendam aumentar as suas competências. Podem também participar licenciados empregados, mas com um número limitado de vagas.

Projecto financiado pelo Fundo Social Europeu, inserido no Programa Operacional Potencial Humano (POPH).

O financiamento abrange subsídio de alimentação (4,27€/ dia de formação).

Documentos necessários:

-Fotocópia de documento de identificação pessoal e fiscal: BI e NIF ou Cartão de cidadão

-Fotocópia do certificado de habilitações

-Comprovativo face ao emprego

-Comprovativo de NIB nominativo: documento onde conste o nome e o respectivo NIB.

-Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio: Noção de negócio sustentável;Identificação e satisfação das necessidades.

-Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio: Conceito básico de negócio; Das oportunidades às ideias de negócio; Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes.

-Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado: Formas de recolha de informação; Tipo de informação a recolher.

-Análise de experiências de criação de negócios: Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo; Modelos de negócio.

-Definição do negócio e do target: Definição sumária do negócio; Descrição sumária das atividades; Target a atingir.

-Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios: Meios e recursos de apoio à criação de negócios; Serviços e apoios públicos – programas e medidas; Banca, apoios privados e capitais próprios;Parcerias.

-Desenvolvimento e validação da ideia de negócio: Análise do negócio a criar e sua validação prévia; Análise crítica do mercado. Análise crítica do negócio e/ou produto; Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social.

-Tipos de negócio: Natureza e constituição jurídica do negócio.

-Contacto com entidades e recolha de informação no terreno: Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …); Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

Desempregados no geral, empregados que pretendam aumentar as suas competências. Empregados com ensino superior, desde que integrados numa turma onde dela representem até 10% dos formandos.

Identificar ideias de criação de pequenos negócios reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado. Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades. Identificar e aplicar diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio. Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso. Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

A formação decorrerá às segundas de manhã (9h30-12h30), quartas e quintas de tarde (14h30-17h30).

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Porto, Porto)

    Turno: Não indicado

    Datas: Inicio: 2013-09-23 Fim: 2013-10-31

Cursos em Destaque