Distritos

Reabilitação Cardíaca: Prescrição e monitorização do exercício físico (2ª Edição)

Bwizer
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 239.00€IVA Incluído

A reabilitação cardíaca (RC) “constitui o processo pelo qual os pacientes com doença cardiovascular são encorajados e apoiados a alcançar e manter um estado de saúde e bem-estar físico e psico-social”.

O exercício físico, um dos componentes principais da RC, promove, entre outros, o aumento da capacidade cardiorespiratória, da função cardiovascular, a redução da disfunção endotelial e da inflamação vascular, a melhoria da função autonómica e consequentemente diminui o risco de recidiva e de mortalidade por causa cardiovascular.

- Fisiopatologia das doenças cardiovasculares com indicação mais frequente para programas de reabilitação cardíaca (doença das artérias coronárias: enfarte agudo do miocárdio e angina de peito, insuficiência cardíaca).

- Estrutura dos programas de reabilitação cardíaca á luz das recomendações internacionais: definição de reabilitação cardíaca, objectivos, componentes fundamentais dos programas, diferentes fases de intervenção, indicações e contra-indicações, referenciação, contextos de intervenção, medição de resultado, custo/eficácia.

- Resposta ao exercício agudo na doença cardiovascular.

- Análise, interpretação e utilização dos dados obtidos nas provas de esforço máxima e/ou sub-máxima para estratificar o risco e prescrever o exercício.

- Estratificação do risco para o exercício.

- Prescrição de exercício: - determinação da frequência, intensidade, duração, modo e tipo de esforço (contínuo vs. Intermitente); - Análise das diferentes formas de prescrever a intensidade do exercício: métodos baseados na frequência cardíaca (em função da FC máxima, FC de Reserva), no consumo máximo de oxigénio, nos METs, e no limiar ventilatório; - Prescrição de exercício para grupos especiais (p.e. transplante cardíaco, cardiodesfibrilhador implantável e pacemakers, obesos, diabéticos, com limitações ortopédicas);

- Aconselhamento de actividade física: mandar caminhar basta? - demonstração do cálculo do dispêndio energético associado ao exercício.

- Sessão tipo de fase II e fase III:                                                             - aquecimento, fase principal (treino aeróbio e treino de força), retorno à calma; - demonstração de sessões tipo (i) individual (com ergómetros) e (ii) em circuito (com e sem ergómetros); - demonstração das ferramentas utilizadas para a monitorização do exercício.

Licenciados em fisioterapia, ciências do desporto, medicina e estudantes das referidas licenciaturas

Este curso pretende dotar os formandos de autonomia e competência para utilizar oexercício físico como ferramenta terapêutica em doentes com doenças cardiovasculares.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Matosinhos, Porto)

    Turno: Não indicado

    Datas: Inicio: 2012-09-29 Fim: 2012-09-30

Cursos em Destaque