Distritos

CRIME LAB - LISBOA| 20 e 21 de Abril de 2013 ; PORTO| 18 Maio 2013

Instituto CRIAP
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 100.00€IVA Incluído

foram descobertos indícios de um crime! A equipa forense do CRIAP está preparada para atuar… O CrimeLab - "Crime no Hotel" tem como objetivo simular uma investigação forense, através de um cenário de crime…Pretende-se, uma aplicação prática, in loco, de conceitos teóricos onde os participantes terão a possibilidade de ativamente fazerem parte de uma alegada cena de crime. Assim, desde a aplicação da Biologia Forense, à Recolha de Vestígios (biológicos e não biológicos), numa Cena de Crime, à Preservação do Local do Crime, à Manutenção da Cadeia de Custódia, à Lofoscopia, Balística, Manchas de Sangue, Esperma e Sangue Oculto, muitas serão as dificuldades que os participantes, pela realização de etapas sequenciais desde a investigação forense até ao papel do cientista forense, terão de ultrapassar até à recriação e resolução do Crime (quase) perfeito e ao estabelecimento do perfil genético do alegado suspeito, transmitindo-se uma real perspetiva da investigação na cena de crime, assim como o procedimento subsequente até à elaboração de um relatório pericial….welcome to forensics!

DNAA análise forense de DNA é uma das principais técnicas de identificação da origem biológica de amostras e vestígios, o que constitui uma poderosa “ferramenta” quer em situações criminais quer na determinação biológica da filiação, quer ainda na identificação genética. Nesta componente será extraído DNA de células do epitélio bucal. Impressões DigitaisA lofoscopia dedica-se ao estudo das impressões, nomeadamente das impressões deixadas pelas cristas dermopapilares das extremidades dos dedos – impressões digitais. Para a revelação das impressões digitais serão usadas diferentes técnicas e reagentes, em função do tipo e superfície em que as impressões digitais são encontradas: Revelação de impressões digitais latentes e revelação de impressões digitais em superfícies porosas.Recolha de VestígiosUm vestígio é toda a modificação física ou psíquica provocada por conduta humana, de acção ou omissão, que permita tirar conclusões quanto aos factos que a causou. A análise dos vestígios permite um conhecimento da realidade material, uma reconstituição do crime e a interpretação recorrendo a métodos científicos. Nesta componente são exploradas técnicas de recolha de amostras e vestígios forenses, quer biológicos, quer não biológicos.Manchas de SangueEsta área da investigação forense dedica-se à análise e interpretação das manchas de sangue, nomeadamente em situações de crime. O recurso a estas técnicas permite determinar, por exemplo, a altura da queda do sangue, sentido e direção do sangue, entre muitos outros aspetos. Nesta componente serão realizados testes sobre a relação entre a altura e a forma das manchas de sangue e testes sobre a forma das manchas de sangue em diferentes tipos de superfície. Pesquisa de Sangue OcultoNesta componente serão realizados testes de localização de sangue com recurso ao luminol. Este reagente utiliza-se para a localização de sangue oculto, ou seja, sangue que tenha sido previamente lavado, ou que se encontre em quantidades vestigiais, (a utilização deste reagente baseia-se numa reacção de quimioluminescência).

Estudantes e Profissionais das áreas da Psicologia, das Ciências Sociais e da Saúde, Direito, Antropologia, Criminologia, Sociologia, Educação, Policias, Militares, Profissionais da Carreira Judiciária. Estudantes universitários que se interessem por esta temática.

Fazendo-se ciência e investigação de uma forma descontraída mas sempre com princípios válidos e credíveis, ressalvando e salientando o soberano papel das entidades competentes que, no âmbito da Polícia Científica, tem capacidade técnica e/ ou competência legal para realizar a análise pericial e a interpretação científica de sinais e vestígios recolhidos no local do crime, pretende-se que os formandos num alegado cenário de crime desenvolvam procedimentos técnicos de modo a aplicar os conceitos teóricos transmitidos no início da formação.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Instituto CRIAP - HOTEL TIVOLI ORIENTE – LISBOA

    Turno: Não indicado

    Datas: Inicio: 2013-04-20 Fim: 2013-04-21

  • Local: Instituto CRIAP

    Turno: Não indicado

    Datas: Inicio: 2013-05-18 Fim: 2013-05-18

Cursos em Destaque