Distritos

CURSO INTENSIVO DE CONTABILIDADE GERAL

Ecnor - Economia e Organização de Empresas Lda.
  • Tipo: Formação Profissional
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 760.00€Isento de IVA

Os fundamentos teóricos do curso são apresentados em aulas teórico-práticas, apoiadas por transparências, quadro ou datashow. Ao longo do curso serão apresentados casos ilustrativos das matérias leccionadas. As aulas teóricas são complementadas com exercícios práticos destinados à resolução e análise de casos. Toda esta matéria está contemplada no manual que é entregue aos alunos e seguida rigorosamente pelos formadores.

 

Sabados 9:30 h às 16:30 h 

Ou

Terças e Quintas 19:30 às 22:30

1.º Módulo – Introdução à Contabilidade    

-          Alguns conceitos fundamentais: A contabilidade e a empresa ; noção de património ; composição e valor do património ; equação fundamental da Contabilidade ; Património versus Inventário ; classificação dos inventários ; Inventário versus Balanço ; representação do Balanço ; o valor do património expresso pelo capital em situação líquida ;   -          Dinâmica patrimonial: variações nas contas ; conceito de conta ; requisitos de conta ; representação gráfica da conta ; movimentação das contas ;   -          O registo contabilístico em processamento electrónico: Documento, Diário, Razão, Balancete e extractos. Demonstração de resultados e Balanço. O Balanço é constituído na sua base por Activo não corrente, Activo corrente e, Capital próprio e passivo.                                    

2.º Módulo – Contabilidade Especializada     

-          Operações que habilitem à elaboração da demonstração do Resultado líquido do período e do Balanço, Depreciações e Amortizações e ajustamentos de inventários: Cálculo das quotas de depreciação utilizando os métodos de linha recta, dupla base ou método funcional. Ajustamentos de inventários, imparidade de dívidas a receber, provisões, outras imparidades, aumentos/reduções de justo valor e outros até ao resultado líquido do período.    -     Outras contas a receber e a pagar e diferimentos -          Demonstração de resultados por funções          

3.º Módulo – Análise Financeira             

- Análise económico-financeira da empresa : Análise da estrutura financeira :   - Noção de fundo de maneio ; Outros indicadores de situação de tesouraria ; Variação do fundo de maneio e dos fundos circulantes.   - Outros rácios financeiros : autonomia financeira e financiamento próprio.   - Indicadores de rendibilidade ; Coeficiente de Levier ;Indicadores de gestão.                                       

4.º Módulo – Consolidação de Contas                           

-          Consolidação de contas; Conceitos ; Exclusões ao perímetro de consolidação ;   -           Métodos de consolidação de contas: Método integral, método proporcional e método da equivalência patrimonial.   -          Tributação pelo lucro consolidado.   -          Os balanços consolidados de acordo com os métodos de consolidação utilizados.   -          Casos práticos.    

5.º Módulo – Rectificação e apuramento de resultados  

- TRABALHOS DE FIM DE EXERCÍCIO         - Trabalhos de preparação de contas       - Contas a rectificar       - Mapas de rectificação de contas e de apuramento de resultados - Apuramento do resultado líquido do período - Balancete após o apuramento do resultado líquido do período   - ELABORAÇÕES DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - ENCERRAMENTO E REABERTURA DE CONTAS

-          Todos aqueles que querem aprofundar os conhecimentos na área da Contabilidade.

Dotar os formandos de conhecimentos avançados ao nível de contabilidade, de forma a saber contabilizar um exercício económico completo.

Saber classificar todos os documentos da Contabilidade e usar as normas contabilísticas em vigor segundo o SNC – sistema de normas contabilísticas

Docentes

-    Dr. Manuel Ferreira das Neves - Larga experiência de docência universitária na Faculdade de Economia do Porto e na Universidade Portucalense.

-    Dra. Isabel Alexandra N. Maldonado - Licenciada em Gestão de Empresas na Universidade Portucalense, Mestre em Finanças pela Universidade Portucalense e Docente da Universidade Portucalense.

-    Dr. Pedro Pinho – Licenciado em Gestão pela Universidade Lusíada, Pós-Graduado em Economia Financeira na Universidade Lusíada, Docente na Universidade Lusíada e Director Geral de um grupo de empresas.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Porto, Porto)

    Turno: Não indicado

    Datas: Inicio: 2014-10-04 Fim: 2015-02-06

Cursos em Destaque