Descrição da Formação
A saúde e bem-estar consiste num dos grandes objetivos de desenvolvimento sustentável previstos pela ONU na agenda 2030. A saúde mental continua a ser uma área altamente negligenciada e estigmatizada. Adicionado a este facto, muitos fatores psicossociais envolvidos na saúde mental contribuem para esta negligência e enviesamentos sendo o género um destes fatores. O género enquanto construção social sobre os modos de ser e agir enquanto homem ou mulher (ou neutro) numa determinada sociedade têm implicações na forma como a doença é avaliada, diagnosticada e tratada. A saúde mental não é exceção e existem sintomas, patologias e outras questões de saúde altamente genderizadas (ex. patologia – Depressão – fortemente associada às mulheres) que vão influenciar a forma como os profissionais de saúde dão resposta a estas questões. Neste curso, pretende-se consciencializar (futuros) profissionais de saúde para estas questões na sua prática clínica.
Objetivos Gerais
- Consciencializar (futuros) profissionais de saúde que trabalhem na área da saúde mental sobre como diversos fatores sociais, e em particular o género, têm implicações diretas na sua prática clínica relacionada com a saúde mental.
Objetivos Específicos
- Consolidar questões relacionadas com a saúde mental e psicopatologia tendo por base as questões de género;- Identificar e diferenciar sexo e género;
- Reconhecer os diversos fatores sociais contribuem para determinados enviesamentos no que respeita à saúde e doença (ex. enviesamentos de género);
- Identificar e responder aos desafios profissionais na área da saúde mental tendo por base as questões de género.
Introdução à psicopatologia e género
- Psicopatologia e género: relação
- Psicopatologias genderizadas;Sexo e género
- O que é sexo, género e construtos similares
- Relação entre diversos fatores sociais (incluindo o género) e a saúde e doença
- Género, saúde e doença: relação específica e implicações
- Análise de casos práticos;
Enviesamentos de género e consciência de género
- Enviesamentos de género: o que são e que implicações têm na saúde e na doença
- A importância da consciência de género no diagnóstico e tratamento da psicopatologia
- Análise de casos práticos;
O Curso em Psicopatologia e Género destina-se a profissionais da área da psicologia e de outras áreas da saúde que trabalhem com saúde mental, como medicina e enfermagem, bem como a finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização ou MBA, nas áreas referidas.
O seu pedido foi enviado com sucesso. Obrigado.
Copyright 2009-2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Aviso Legal