Curso de Promoção da Saúde na Infância

Escola: Webstudy - Centro de Formação E-Learning (Certificado pelo DGERT)

Descrição:

"A Educação de Infância é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança” (ME, 1997).Partindo deste pressuposto, encaramos e Educação de Infância como uma etapa essencial à criança, onde lhe é possibilitado um desenvolvimento pessoal e social e uma adaptação ao mundo em seu redor. A criança tem oportunidade de desenvolver a expressão e a comunicação, abrir a sua imaginação, despertar a sua curiosidade e espírito crítico num ambiente de segurança e bem-estar.Para esta primeira etapa educativa torna-se indispensável a construção de uma aliança entre pais/ familiares da criança e educadores. Este aspecto tem adquirido uma crescente importância, atendendo aos tempos de hoje, representados por ritmos de vida acelerados caracterizados por ansiedade e stress.Derivando deste aspecto, as crianças permanecem nas creches, jardins-de-infância, infantários, instituições particulares de solidariedade social, escolas, …, horas sem fim. Encontramos estas instituições educativas repletas de uma pluralidade de crianças provenientes de famílias de diferentes níveis sociais, que invoca a indispensabilidade de as preparar, num contexto real, para uma vida futura com qualidade.É aqui que nos surge a área da saúde como transversal e essencial para a criança em todas as áreas de conteúdo pré-escolares. Tal imprescindibilidade surge, uma vez que nem todos os pais/encarregados de educação possibilitam as melhores ou mais eficazes condições de saúde aos seus educandos, o que nos remete novamente para o princípio que a educação escolar/pré-escolar tem de ser, desde logo, complementar da acção educativa da família.Intensifica-se assim, de acordo com Precioso (2004), a forma de encarar estas instituições educativas como “locais privilegiados para fazer Educação para a Saúde”.

Este curso pretende focalizar a atenção na importância da Promoção da Saúde no contexto da Educação Pré-Escolar, possibilitando a reflexão sobre os meios para a alcançar e a proporcionar entre as crianças.

Conteúdos:

Módulo I - Conceito de Saúde e sua Evolução

Módulo II - Dimensões e Determinantes de Saúde

Módulo III - Promoção da Saúde e Empowerment

Módulo IV - Educação para a Saúde

Módulo V - Educação para a Saúde na Infância e na Educação Pré-escolar

Módulo VI - Actividades /Estratégias para a Educação para a Saúde no Contexto da Educação Pré-Escolar

Módulo VII - Ética na Educação para a Saúde no Contexto da Educação Pré-Escolar

Destinatarios:

Estudantes e Profissionais da área da Educação de Infância.

Objectivos:

• Encarar a Educação de Infância como uma primeira etapa essencial ao desenvolvimento da criança;

• Compreender a importância da Promoção da Saúde na infância;

• Reflectir sobre modos e estratégias para trabalhar a área da Saúde, no contexto da Educação Pré-Escolar, encarando-a como uma área transversal a todas as outras.

Requisitos:

Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web, como o Internet Explorer).

Peça mais Informações