Com o novo Sistema de Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde (OMS), as escolas terão de estar dotadas de docentes e outros profissionais (psicólogos, educadores,docentes de educação especial, terapeutas ocupacionais e entre outros) com competências de avaliação numa perspetiva interativa e multidimensional relativamente a alunos com Necessidades Educativas Especiais. A utilização da CIF possibilita uma análise global do funcionamento do indívíduo, estando integrados os fatores psicológicos, biológicos e ambientais, bem como a natureza dos processos sociais extrínsecos. Tendo em conta que a avaliação das NEE das crianças e adolescentes que frequentam as estruturas regulares de ensino se trata de um processo complexo, pretende-se assim, analisar esta área de intervenção à luz do novo paradigma legislativo que preconiza (Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 janeiro) como principal objetivo a promoção à inclusão.
Módulo I. Conceito de NEEMódulo II. Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)Evolução histórica da CIFConceitos, objetivos e aspetos estruturaisVisão geral dos componentes da CIFInstrumentos da CIF: o manual da CIF e a checklistModelos de Funcionalidade e IncapacidadeMódulo III. Operacionalização da CIF no Processo de Diagnóstico, Avaliação e Intervenção em alunos com NEEEstrutura e classificação da CIF: Funções do Corpo, Estruturas do Corpo, Actividades e Participação, Factores AmbientaisSistema de classificação da CIF: códigos e qualificadoresPerfil de funcionalidade segundo a CIF: preenchimento da Checklist e elaboração de um relatório técnico-pedagógicoMódulo IV. Apresentação e discussão de casosElaboração do relatório técnico-pedagógicoPlanificação da intervenção educativa no âmbito da Educação EspecialAplicação da CIF em contextos educativos: Análise, classificação e apresentação de casos por referência à CIF
Este curso destina-se a Educadores de Infância, Psicólogos, Professores de Ensino Básico e Secundário, designadamente docentes de Educação Especial, Técnicos de Saúde, Estudantes na área da Educação, Saúde e de Psicologia e outros interessados na temática.
Capacitar os profissionais das áreas da Psicologia, Educação e Saúde de competências para intervir junto de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais, através da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), tendo em conta a legislação em vigor.
O seu pedido foi enviado com sucesso. Obrigado.
Copyright 2009-2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Aviso Legal