Atualmente a utilização de métodos adequados de proteção e dispositivos de segurança são regulamentados por diplomas legais, no entanto, e por não serem corretamente cumpridas todas as disposições legais, o trabalho com máquinas e equipamentos de trabalho constitui uma das atividades que está na origem de inúmeros acidentes de trabalho.Esses métodos de proteção e dispositivos de segurança reduzem a probabilidade e a gravidade da ocorrência do acidente e protegem o ativo mais importante de uma empresa – os seus colaboradores! Oferecem, ainda uma oportunidade para a organização ter um impacto positivo no marketing da empresa e na política do sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho e no sistema de gestão da responsabilidade social.A manutenção regular é essencial para manter a segurança e fiabilidade do equipamento, das máquinas e do ambiente de trabalho. Ajuda, ainda, a eliminar os perigos do local de trabalho. A falta de manutenção ou a manutenção inadequada podem provocar situações perigosas, acidentes e problemas de saúde.
1 – Definições
2 – Decreto-Lei n.º 50/2005
3 – Ferramentas Manuais
4 – Decreto-Lei n.º 103/2008
5 – Decreto-Lei n.º 348/93 – equipamentos de proteção individual
6 – Equipamentos de proteção coletiva
Quadros superiores e médios com responsabilidade ao nível da Gestão da Segurança, da produção e manutenção.Consultores/ auditores/ técnicos de segurança que pretendam aprofundar ou reciclar os seus conhecimentos.
No final deste curso os formandos deverão conhecer os princípios de avaliação de uma máquina ou equipamento de trabalho relativamente à legislação em vigor e identificar os perigos associados ao processo produtivo de modo a eliminar ou minimizar o risco.
O seu pedido foi enviado com sucesso. Obrigado.
Copyright 2009-2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Aviso Legal