METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO E PLANEAMENTO DA QUALIDADE

Escola: TecMinho - Associação Universidade-Empresa para Desenvolvimento

Descrição:

Com excepção de alguns setores específicos, nomeadamente no setor automóvel, a utilização de ferramentas da qualidade não é uma prática sistemática na maioria das organizações nacionais.

Estudos recentes demonstram que num universo alargado de organizações certificadas segundo a norma ISO 9001, apenas, aproximadamente, 20 a 30% usavam, no seu dia-a-dia, as ferramentas da qualidade.

Nesse sentido, a realização deste curso vai no sentido de colmatar algumas das limitações a nível de conhecimentos e formação existentes nesta área, com o intuito de dar resposta a uma das principais razões para a não utilização das ferramentas da qualidade nas organizações: ausência de conhecimentos nas organizações sobre esta temática. Curso promovido em parceria com a Quality for Excellence.

Conteúdos:

1. As Ferramentas de Gestão da Qualidade
Diagrama de afinidades
Diagrama de relações
Diagrama em árvore
Matriz de prioridades
Diagrama de matriz
Gráfico de decisão do processo
Diagrama de actividades      

2. Quality Function Deployment    

3. FMEA: elaboração e análise    

4. Metodologia de Taguchi e Planeamento de Experiências

Destinatarios:

Profissionais provenientes do setor industrial e/ou do setor dos serviços com interesse na aquisição ou consolidação de conhecimentos na área da qualidade.

Objectivos:

No final do Curso, os formandos deverão ser capazes de:   
- Conhecer as diversas ferramentas de gestão e planeamento da qualidade existentes, tanto a nível concePtual como a nível técnico;
- Compreender e aplicar cada uma das ferramentas de acordo com a necessidade de definir, medir, analisar e propor soluções para os diferentes problemas.

Observações:

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

TecMinho - interface da Universidade do Minho

www.tecminho.uminho.pt/formar

formar@tecminho.uminho.pt

Tel: 253 510 590

Peça mais Informações