Avaliação Neuropsicológica do Funcionamento Executivo

Escola: Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto

Descrição:

O lobo frontal tem vindo a ser encarado como a componente chave para a compreensão da unicidade do comportamento humano. Esta é uma conceção que se relaciona com o facto de constituir o principal mediador de um sistema cognitivo complexo: as funções executivas (FE). As FE incluem a capacidade de comportamento intencional, planear a ação em direção a um objetivo, monitorizá-la e ter a flexibilidade necessária para a alterar caso necessário. São por isso inúmeras as patologias caracterizadas por défices a este nível, desde a Hiperatividade com Défice de Atenção, passando pelo Acidente Vascular Cerebral, aos processos demenciais.

Conteúdos:

- Neuroanatomia funcional do encéfalo, com foco particular no lobo frontal. 

- Neuropsicologia cognitiva da Atenção e Funções Executivas, com referência à sua caracterização ao longo do desenvolvimento humano. 

- Apresentação das neuropatologias comummente caracterizadas por uma afeção das FE.

- Seleção de instrumentos e execução de um plano de Avaliação Neuropsicológica. 

- Realização de um diagnóstico funcional e semiologia neuropsicológica, com base nos sintomas observados, história clínica e resultados da avaliação objetiva. 

- Apresentação e discussão de casos clínicos.

Destinatarios:

Estudantes de psicologia ou de mestrado em neuropsicologia, licenciados em psicologia e outros profissionais mediante análise curricular.

Objectivos:

- Conhecer a neuroanatomia funcional do lobo frontal e do funcionamento executivo, com identificação da sua evolução ao longo do desenvolvimento.

- Identificar funções cognitivas, comportamentais e emocionais inerentes ao síndrome desexecutivo.

- Selecionar instrumentos de Avaliação Neuropsicológica sensíveis à disfunção executiva.

Peça mais Informações