A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma arte de cura com mais de 3 000 anos. Com raízes no Taoismo, baseia-se em pressupostos completamente diferentes da ciência médica ocidental, na abordagem do ser humano como pessoa e como doente. Para a MTC, a doença ou o mal-estar é uma desarmonia do Chi (energia vital universal), que não flui como deve pelo organismo e/ou um desequilíbrio dos seus dois componentes energéticos – o Yin e o Yang. A acupuntura, parte fundamental – juntamente com o fito terapia – da MTC, restabelece a harmonia e o equilíbrio energéticos, favorecendo e encorajando as capacidades de auto-cura do corpo e mente. Para isso usa agulhas cónicas finíssimas inseridas em certos pontos do corpo e ao longo de canais energéticos chamados meridianos, ventosas e aquecimento através da moxibustão. Dado que há, literalmente, centenas de pontos de acupuntura, para saber quais os pontos sobe os quais se deve actuar, o praticante deve ter um conhecimento extenso da localização dos mesmos e saber diagnosticar a(s) desarmonia(s) do paciente através de vários procedimentos dos quais se destacam, entre outros, além da anamnese, a toma do pulso em seis posições diferentes com 28 interpretações, a inspecção da língua e da orelha, e a análise da postura, do rosto, do corpo (pontos de alarme) do paciente.
1º Ano:
Teoria da MTC
Acupunctura Master Tong
Auriculoterapia
Shiatsu, Seitai e Massagem Tailandesa
Acupunctura coreana Su-Jok
Prática Clínica e Diagnóstico de acupunctura
Auto Estudo Tutorado
2º Ano:
Teoria da MTC
Shiatsu, Seitai e Massagem Tailandesa
Ryodoraku (Terapia Japonesa dos Meridianos)
Equilíbrio Zonas Energética Ayurveda
Drenagem Linfática e Venosa
Acupunctura Estética
Técnica de Terapia Neural
Prática Clínica
3º Ano:
Teoria da MTC – Patologias
Acupunctura, Homeopatia e Terapia Neural
Fitoterapia Chinesa, Ayurveda e Ocidental
Noções Base de Nutrição (Equilíbrio ácido/base)
Higiene e Segurança, Deontologia e Ética Profissional
Prática Clínica
Público em Geral; Estudantes da área de saúde; Profissionais da área da Saúde que pretendam qualificação da sua formação e melhoria das suas capacidades
No final do curso, o formando deverá ser capaz de: Aplicar os conhecimentos e técnicas fundamentais na prática da Acupuntura, de forma competente, responsável e respeitosa em todas as situações. Desempenhar de forma autónoma os diversos métodos e técnicas adquiridas, tendo em conta as indicações e as contra-indicações, respeitando os parâmetros deontológicos das suas competências.
12º Ano de Escolaridade; Idade igual ou superior a 16 Anos; Entrevista com o Professor Coordenador
O seu pedido foi enviado com sucesso. Obrigado.
Copyright 2009-2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Aviso Legal