“Técnicas de Massagem Geriátrica: Patologias (2ª Edição)”

Escola: Mais Família

Descrição:

A massagem é a linguagem do tacto ou das mãos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, podemos definir saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. A massagem promove o aumento da circulação sanguínea, redução da dor, o relaxamento muscular e a drenagem de excesso de líquidos, proporcionando, desta forma, ao idoso um bem-estar biopsicossocial.

Conteúdos:

1 - Patologias comuns na Terceira Idade: definição, sinais e sintomas.

2 - Massagem: definição e breves referências históricas.

3 - Componentes e efeitos.

4 - Indicações e contra-indicações.

5 - Técnicas de massagem indicadas na patologia a tratar.

6 - Esquema de massagem para diferentes segmentos.

Destinatarios:

Profissionais de sáude; Assistentes Operacionais; Prestadores de cuidados e Público em geral com interesse na temática.

Objectivos:

- Proporcionar aos formandos a realização de massagens em diferentes patologias e segmentos, incorporando as técnicas da massagem. - Definir algumas patologias, seus sinais e sintomas. - Instruir sobre preparação da massagem. - Realizar a massagem com técnicas específicas que promovem ou restauram a saúde. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS   - Conhecedor dos efeitos da massagem no organismo, suas indicações e contra-indicações. - Estar apto nos aspectos práticos de interacção com o doente. - Dominar os mecanismos de abordagem de tratamento através de técnicas de massoterapia. - Facilitar a eliminação de edemas em geral. - Facilitar a eliminação de toxinas retidas. - Promover a hidratação e nutrição celular. - Melhorar a circulação sanguínea e linfática. - Aliviar a dor e promover a mobilidade.

Observações:

FORMADORA   Manuela Morais,

Fisioterapeuta no Lar de Sant’Ana. Formadora certificada pelo IEFP. Pós-graduação em Acupunctura, Bioenergética, Moxibustão e Auriculoterapia. Especializada em Dermato-funcional facial, corporal e redução de medidas.

Peça mais Informações