Distritos

Curso de Formação em Animação e Lazer com Crianças e Jovens - E-learning

DarMais
  • Tipo: Curso
  • Método: Online
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 75.00€IVA Incluído

Na infância e na adolescência as actividades/dinâmicas realizadas através de jogos lúdico - pedagógicos revelam-se como fundamentais, para um melhor desenvolvimento global. Deste modo, estes jogos caracterizam-se por activar alguns processos que têm como finalidade a tomada de consciência de dimensões psicológicas internas e também a aquisição de novas formas de pensar, sentir e relacionar-se com os outros. Deste modo, o trabalho com crianças e jovens exige bastante criatividade. Os profissionais como professores e animadores, tem que ter métodos e técnicas que estimulem o seu desenvolvimento tanto cognitivo como psicológico. Neste sentido, tem sido possível observar que no trabalho com animação de grupos, nomeadamente crianças e jovens, exige por parte dos técnicos, a aposta em cursos complementares, em áreas específicas como dinâmicas de grupo, expressão dramática e artística,assertividade, entre outros. Desta forma, torna-se necessário promover e desenvolver acções de formação,na área da animação, que sejam complementares, com o intuito de superar algumas carências que possam existir na área da animação sócio-cultural. Para dinamizar e animar grupos são necessários instrumentos e ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.

Módulo I – Infância e Adolescência:

● Infância e adolescência: principais características;

● Desenvolvimento sócio – afectivo infância e adolescência  

 

Módulo II – Animação:

● Conceito de Animação;

● O grupo;

● Animação Infantil e Juvenil;

● O animador: principais características;

● Estilos de liderança;  

 

Módulo III –Técnicas de animação:

● Técnicas de Animação;

● Actividades de Animação;

● Programação/ Planificação de actividades infanto – juvenis.

Animadores, monitores, educadores, auxiliares e população em geral que trabalhe ou queira desenvolver competências na área da animação com crianças e jovens.

Permitir aos participantes adquirir/melhorar competência na área da animação tendo como público- alvo crianças e jovens.

Formador: Drª Elisabete Fonseca

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Não Presencial

    Turno: Não indicado

    Datas: Curso aberto todo o Ano

Cursos em Destaque