Distritos

Protecção Radiológica para Operadores

Creative Knowledge
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: A consultar
A radioprotecção éuma área dedicada exclusivamente à proteção dos indivíduos contra possíveisefeitos indesejados provenientes da utilização de radiações ionizantes, seja naárea médica ou industrial. A importância de seconhecerem as normas e técnicas de radioprotecção surge cada vez mais nostrabalhos científicos, como uma preocupação com os pacientes ou com osindivíduos expostos. Esses mesmos trabalhos científicos comprovam a existênciade uma grande percentagem de trabalhadores na área de radiologia médica eindustrial que não utilizam, corretamente, técnicas de radioprotecção nodesenvolvimento de suas atividades profissionais.O bom desempenho deum profissional que trabalha com radiações ionizantes depende de seuconhecimento na área da radioprotecção. Uma das grandes diferenças entre osprofissionais que se destacam no mercado de trabalho e aqueles que apenas“trabalham para sobreviver” é a capacidade de cumprir as suas tarefas de formaobjetiva e segura e a segurança destes profissionais está dependente da forma comoconhecem a radiação com que trabalham e os métodos e técnicas de proteção.Paralelamente aodesempenho profissional surge a obrigação legal definida nos diplomas Decreto-Lein.º 167/2002, n.º 180/2002 e n.º 227/2008. Para além da obrigatoriedade de todoe qualquer perfil funcional que opere com radiação ionizante ter formação naárea da proteção radiológica, o último diploma estabelece a obrigatoriedade daqualificação profissional destes perfis funcionais. Este curso, destinado a perfis que operam diretamente com radiação, pretende dar, para além das regras básicas de proteção, umconhecimento mais aprofundado sobre a própria radiação, as disposições legaisem vigor e um conhecimento mais amplo da proteção radiológica. O curso é composto de2 módulos distintos, sendo o primeiro um módulo comum e o segundo um móduloopcional consoante se tratem de operacionais na área da saúde ou na área daindústria, de acordo com o estipulado no decreto-lei n.º 227/2008, no que serefere à qualificação de técnicosoperadores.
• Módulo 1 – 14 horasDisposições Regulamentares e NormativasOrganização da Radioprotecção nos serviçosPrincípios gerais técnicos• Módulo 2 (Opcional) - 6 horasUtilização de fontes seladas e de aparelhos geradores de radiação XUtilização de Fontes não seladas
Profissionais da área da Saúde ou daIndústria que façam uso de radiações ionizantes no seu trabalho. Diretores de serviços, chefes de equipa, supervisores em que as suas equipas façam uso de radiações ionizantes.
Este curso, destinadoa perfis que operam diretamente comradiação, pretende dar, para além das regras básicas de proteção, umconhecimento mais aprofundado sobre a própria radiação, as disposições legaisem vigor e um conhecimento mais amplo da proteção radiológica.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Lisboa, Lisboa)

    Turno: Todo o dia

    Datas: Curso aberto todo o Ano

Cursos em Destaque