Distritos

Curso de Formação em Criminologia - E-learning

DarMais
  • Tipo: Curso
  • Método: Online
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 200.00€IVA Incluído

Introdução: “Cabe definir a Criminologia como ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime, contemplado este como problema individual e como problema social, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinqüente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito.” (Gomes, 2007).

Este curso irá, assim, procurar estudar a questão criminal, suas causas e possíveis soluções,, de um ponto de vista biopsicossocial

 

 

Sessão 1 - Introdução teórica à Criminologia

1. O Conceito de Criminologia

2. O Objeto de estudo da Criminologia

3. O Método de estudo

4. Evolução Histórica da Criminologia Atividade a desenvolver: comentar uma frase no Fórum do Módulo Método de aprendizagem: Análise dos conteúdos em PowerPoint. Acompanhamento pelo formador: via e-mail. Avaliação: Teste com questões de resposta fechada. Esclarecimento de dúvidas (opcional): sessão síncrona, via Skype.  

 

Sessão 2 – Comportamento Desviante e Personalidade Criminal

1. Os Comportamentos Desviantes

2. A Avaliação Forense da Personalidade Criminal Atividade a desenvolver: comentar um artigo científico no Fórum do Módulo. Método de aprendizagem: Análise dos conteúdos em PowerPoint. Acompanhamento pelo formador: via e-mail. Avaliação: Teste com questões de resposta fechada. Esclarecimento de dúvidas (opcional): sessão síncrona, via Skype.  

 

Sessão 3 – Sociologia Criminal

1. A Sociologia do Crime

2. A Análise do Crime nas Escolas Sociológicas Atividade a desenvolver: comentar um artigo jornalístico no Fórum do Módulo. Método de aprendizagem: Análise dos conteúdos em PowerPoint. Acompanhamento pelo formador: via e-mail. Avaliação: Teste com questões de resposta fechada. Esclarecimento de dúvidas (opcional): sessão síncrona, via Skype.  

 

Sessão 4 – Investigação Criminal

1. Introdução à Investigação Criminal

2. As estratégias de Investigação Criminal

3. A organização da Investigação Criminal

4. Os meios

5. Os procedimentos Atividade a desenvolver: comentar um vídeo no Fórum do Módulo. Método de aprendizagem: Análise dos conteúdos em PowerPoint. Acompanhamento pelo formador: via e-mail. Avaliação: Teste com questões de resposta fechada. Esclarecimento de dúvidas (opcional): sessão síncrona, via Skype.  

 

Sessão 5 – Vitimologia

1. A História da Vitimologia

2. Os Conceitos

3. Teorias da Vitimação

4. Impacto da Vitimação Atividade a desenvolver: comentar casos práticos no Fórum do Módulo. Método de aprendizagem: Análise dos conteúdos em PowerPoint. Acompanhamento pelo formador: via e-mail. Avaliação: Teste com questões de resposta fechada. Esclarecimento de dúvidas (opcional): sessão síncrona, via skype.  

 

Sessão 6 – Casos práticos para análise criminológica

1. Apresentação de casos práticos mediáticos que refletem a realidade teoricamente estudada. Atividade a desenvolver: comentar os casos práticos no Fórum do Módulo, recorrendo às teorias abordadas. Método de aprendizagem: Análise dos artigos jornalísticos que sumariam a teoria estudada ao longo do Curso.

Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, forças policias e de segurança, direito, profissionais de estrutura judiciária e outros interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Contribuir para uma análise e compreensão aprofundadas das causas do fenómeno criminal, das teorias criminológicas, das suas características, bem como do controlo e prevenção da conduta criminal.

Formador: Drº Luís Saldanha

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Não Presencial

    Turno: Não indicado

    Datas: Curso aberto todo o Ano

Cursos em Destaque