Distritos

Pós-graduação em Educação Especial

Webstudy - Centro de Formação E-Learning (Certificado pelo DGERT)
  • Tipo: Pos Graduação
  • Método: Online
  • Duração: 4 Mês(es)
  • Preço: 550.00€IVA Incluído

Com o objectivo de melhorar, fortalecer e qualificar a intervenção psico-sócio-educativa, a Pós-Graduação em Educação Especial pretende contribuir para a formação especializada dos professores, educadores e demais agentes que atuam no contexto educativo, desenvolvendo a sua profissionalidade docente e de competência em apoio educativo, tendo em vista uma resposta eficaz às necessidades educativas dos alunos e ao desenvolvimento de atitudes positivas face à diversidade e à integração.Pretende-se proporcionar uma formação que permita ao profissional em exercício na Educação Especial, num modelo de trabalho em equipa multidisciplinar, a implementação de programas de educação/formação que promovam a aquisição e desenvolvimento de competências de planificação (desenvolvimento de programas de intervenção), de prestação de serviços diretos (intervenção nas áreas curriculares), de prestação de serviços indiretos (apoio ao professor do ensino regular), de formação em serviço (colaboração na formação de professores), administração e gestão (elaboração de planos educativos especiais, formação e coordenação de equipas), entre outros.

Módulo I. Evolução Histórica e Enquadramento Legal da Educação EspecialBreve perspectiva histórica da evolução das práticas segregadoras, integradoras e inclusivasEducação Especial em Portugal: Evolução, objetivos e princípios e aspetos legislativosConceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE)NEE: Classificação, tipologia, categorias e prevalênciaOrganização e Funcionamento da Educação Especial de acordo com a aplicação do atual Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de janeiroMódulo II. Alunos em “Risco Educacional”Módulo III. Respostas Educativas a Alunos com NEE: Dificuldades de AprendizagemMódulo IV. Respostas Educativas a Alunos com NEE: Cegueira e Baixa VisãoMódulo V. Respostas Educativas a Alunos com NEE: Deficiência Auditiva/SurdezMódulo VI. Respostas Educativas a Alunos com NEE: Deficiência Cognitiva/MotoraMódulo VII. Respostas Educativas a Alunos com NEE: AutismoMódulo VIII. Respostas Educativas a Alunos com NEE: SobredotaçãoMódulo IX. Intervenção e Avaliação dos Alunos com Necessidades Educativas EspeciaisProcesso de avaliação/intervenção: referenciação das NEEPlanificação e aplicação de instrumentos: o PEI (Programa Educativo Individual) e PIT (Plano Individual de Transição)Respostas Educativas: construção e organização de modelos curriculares individuais adequados à especificidade dos alunos com NEEOperacionalização da CIF (Classificação Internacional e Funcionalidade) no Processo de Diagnóstico, Avaliação e Intervenção em alunos com NEEMódulo X. Tecnologias de Apoio para Alunos com NEE

Esta pós-graduação destina-se a Educadores de Infância com ou sem especialização, Professores do 1º Ciclo de Ensino Básico e Secundário, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Animadores Socio-Culturais, Técnicos de Serviço Social, Estudantes finalistas das referidas áreas e outros profissionais envolvidos que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

A presente proposta formativa visa capacitar os profissionais das áreas da Psicologia, Educação e Saúde de competências teórico-práticas suscetível de assegurar uma resposta educativa de qualidades, junto de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais em contexto familiar, escolar e social.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Não Presencial

    Turno: Não indicado

    Datas: Curso aberto todo o Ano

Cursos em Destaque