Distritos

Nutrição e Suplmentação Desportiva

CEFAD - Formacao Profissional
  • Tipo: Formação Profissional
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: A consultar

Sabe-se que um dos primeiros ramos da Medicina, a par com a Cirurgia e a Farmacologia, foi a Nutrição. Desde simples práticas como a utilização de mezinhas à base de infusões de ervas até aos inúmeros alimentos ou suplementos nutricionais adaptados às mais diversas condições clínicas, percorreu-se um longo caminho. Sabendo que cerca de 50% da população portuguesa sofre de excesso de peso e que os hábitos alimentares contemporâneos e o estilo de vida necessitam de uma urgente reformulação é imprescindível dotar os técnicos de atividade física, os técnicos de estética e os diversos prestadores de cuidados de saúde, de conhecimentos que permitam compreender os conceitos essenciais acerca da alimentação e também da sua estreita relação com a prática de atividade física e com os diversos cuidados de saúde e bem-estar. Identificar os diferentes tipos de nutrientes e os respetivos alimentos em que se encontram, adquirir conceitos acerca de uma alimentação saudável e compreender a sua importância em diversas patologias, nos diferentes ciclos de vida e nas populações especiais como os atletas, são alguns dos objetivos específicos deste curso.    Dirigido especialmente a técnicos de atividade física, a técnicos de estética e a prestadores de cuidados de saúde, este curso procura dotar os formandos de conhecimentos que permitam potenciar o seu desempenho nas diversas áreas de atuação do campo da saúde e do bem-estar.

Nutrição e Bioenergética:10 horas

- Nutrição Contemporânea e Atividade Física

- Bioenergética - Nutrientes Energéticos e Não Energéticos

- confeção Saudável de Alimentos

- Nutrição no Ciclo de Vida Humano

Nutrição e Patologias Nutrição Desportiva e Suplementação: 12 horas

- Dieta do Atleta.

- Substâncias ergo génicas e suplementação.

Nutrição e Avaliação do Estado Nutricional: 3 Horas

- Avaliação do Estado Nutricional

- Nutrição e Emagrecimento

- Nutrição e Estética Corporal

-        Licenciados em Desporto ou Educação Física;

-        Técnicos portadores do Titulo de TEF (antiga Cédula PROCAFD);

-        Diretores Técnicos;

-        Treinadores;

-        Quem quiser realizar o curso a Título de enriquecimento pessoal e/ou Profissional.

- O aluno compreende e relaciona a importância da nutrição e da atividade física com os efeitos benéficos no estado de saúde da população em geral. - O aluno é capaz de calcular as necessidades energéticas diárias e relacionar com as necessidades alimentares humanas. - O aluno conhece e identifica as principais características dos diversos nutrientes. - O aluno identifica e caracteriza os diferentes aspetos necessários para uma confeção saudável dos alimentos. - O aluno conhece e caracteriza as diferentes necessidades nutricionais nos diferentes ciclos de vida. - O aluno identifica e caracteriza os aspetos fundamentais da nutrição nos atletas bem como a utilização de suplementos alimentares na atividade física. - O aluno conhece diversas patologias e consegue relacionar com a importância da nutrição como causa e terapia. - O aluno é capaz de reconhecer diferentes tipos de dietas alimentares utilizados em processos de emagrecimento e é capaz de relacionar com a saúde e a estética corporal do indivíduo. - O aluno consegue avaliar o estado nutricional individual e identificar vários índices antropométricos, fórmulas, índices de peso e cálculos da composição corporal.

- Idade mínima de 16 anos

- Escolaridade obrigatória

Este curso serve para efeitos de renovação do título TEF (Ex Cédula PROCAFD) e do Certificado de Diretor Técnico, conferindo 5 unidades de crédito.  

NOTA: A renovação dos referidos documentos implica a obtenção de 5 unidades de crédito, o que corresponde a 25 horas de formação contínua.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Lisboa, Lisboa)

    Turno: Não indicado

    Datas: Curso aberto todo o Ano

Cursos em Destaque