Distritos

Auxiliar de Geriatria

Mais Família
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 360.00€ - 324.00€IVA Incluído

Trata-se de uma área onde existe cada vez mais uma grande necessidade de profissionais competentes e onde são gerados significativos postos de trabalho.“O agente em geriatria é o profissional que cuida do idoso nas suas vertentes física, mental, social e espiritual, respeitando os imperativos de segurança e de deontologia profissional, baseando-se em conhecimentos actualizados de forma a garantir o equilíbrio pessoal e institucional no relacionamento interpessoal.”

Módulo 1. Ciclo Vital e aspectos Sociais (4h) 1.    Tarefas evolutivas no ciclo de vida e ajustamentos psicossociais 2.    Os papéis sociais na velhice 3.    Mitos, estereótipos e atitudes face ao idoso e sua velhice   Módulo 2. Psicologia da Velhice (4h) 1.    Alterações biopsicossociais (estruturais e funcionais) na 3ª idade 2.    Aspetos cognitivos do envelhecimento 2.1.    Velhice e aprendizagem 2.2.    Modificações nas funções cognitivas (inteligência, memória e aprendizagem, resolução de problemas e criatividade) 2.3.    Velhice e personalidade 3.    A sexualidade na velhice   Módulo 3. Saúde Mental na 3ª Idade (8h) 1.    As diferentes demências 2.    As terapias de intervenção 3.    Envelhecimento normal e patológico 4.    Demência e Doença de Alzheimer 5.    Depressão Major na pessoa idosa 6.    Perturbações sensoriais e delírio 7.    Doença de Parkinson   Módulo 4. O perfil do profissional de Geriatria (8h) 1.    Cuidados de apresentação pessoal e de higiene do profissional de Geriatria 2.    Deontologia e ética profissional 3.    Atos lícitos e ilícitos 4.    Responsabilidade 5.    Segredo profissional 6.    Os direitos das pessoas idosas 7.    Comunicação interpessoal 8.    Trabalho em equipa   Módulo 5. A intervenção do Profissional de Geriatria nas diferentes Respostas Sociais (8h) 1.    A intervenção “redoma” e a intervenção “farol” 2.    Tarefas/Funções inerentes ao Profissional de Geriatria 3.    Preenchimento de impressos inerentes à prestação de cuidados à pessoa idosa 4.    Instrumentos técnicos de suporte da intervenção   Módulo 6. Animação na Terceira Idade (16h) 1.Animação – Conceitos, Princípios e Técnicas 2. Importância da animação e estimulação de competências 3. Animação no domicílio e instituições – Planificação de actividades 4. Animação no domicílio e instituições-Técnicas e Atividades   Módulo 7. Cuidados de Saúde na Terceira Idade (16h)    - Cuidados Básicos    - Prevenção e Primeiros Socorros    - Higiene da Pessoa Idosa (no domicílio, nos lares, nos centros de dia)

Trabalhadores da área de Geriatria ou que pretendam vir a trabalhar nesta área, cuidadores informais, profissionais e estudantes das áreas das ciências sociais, outros profissionais que trabalhem directamente com idosos e pessoas em situação de dependência.

§  Identificar as principais problemáticas biopsicossociais no processo de envelhecimento. §  Diferenciar o processo de envelhecimento normal do patológico. §  Nomear as principais alterações cognitivas e de humor que possam ocorrer no processo de envelhecimento normal ou patológico. §  Conhecer as principais psicopatologias na 3ª Idade, e identificar os principais sinais e sintomas de cada uma delas, bem como as estratégias de atuação junto dos utentes com estas problemáticas. §  Reconhecer a importância da postura, ética e comunicação na prática do profissional de geriatria. §  Conhecer os direitos da pessoa idosa. §  Reconhecer a importância do trabalho em equipa e da boa comunicação interpessoal entre os diferentes elementos. §  Saber manusear os diversos instrumentos de apoio e de registo dos cuidados prestados ao idoso. §  Olhar para a animação como terapia na manutenção e desenvolvimento das capacidades e potencialidades da pessoa idosa e sua integração na comunidade. §  Organizar e colaborar na organização e realização de actividades de animação. §  Fomentar a capacidade de adaptação a diferentes situações e contextos de trabalho com e para a 3ª idade.

Escolaridade Mínima Obrigatória

Dr.ª Anabela de Castro Almeida Licenciada em Gerontologia pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Directora Técnica das respostas sociais de apoio à terceira idade, especificamente de Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Lar de Idosos. Formadora certificada pelo IEFP na área dos cuidados e intervenção com a pessoa idosa, assim como na área da qualidade.   Dr.ª Catarina Mesquita Alves Assistente Social, Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Formadora desde 2011 nos mais variados contextos formativos, sobretudo geriatria.   Outros formadores na área de enfermagem a definir.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Matosinhos, Porto)

    Turno: Todo o dia

    Datas: Inicio: 2013-10-12 Fim: 2013-11-30

Cursos em Destaque