Distritos

ATM | Avaliação e Tratamento da disfunção craneo-cervico-mandibular

Bwizer
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 339.00€ - 329.00€IVA Incluído

Resumo:

O curso de “Avaliação e Tratamento da disfunção craneo-cervico-mandibular” é o curso ideal para os fisioterapeutas que querem ganhar competências sólidas nesta área, diferenciando-se por incorporar os mais recentes desenvolvimentos científicos e por dar um ênfase muito especial à avaliação e diagnóstico, ponto de partida fundamental para um tratamento eficaz.  Trata-se de um curso que, estamos certos, se transformará no curso referencia nesta área, em Portugal.  

 

Apresentação:

Dentro da patologia do aparelho locomotor tratável com recurso às terapêuticas físicas, é cada vez mais frequente o diagnóstico de diferentes entidades relacionadas com a dor orofacial. A procura, por parte de outros profissionais (médicos dentistas, cirurgiões maxilo-faciais, terapeutas da fala, etc.) de recursos terapêuticos adicionais aos das suas próprias áreas de conhecimento, tem gerado um interesse crescente nos Fisioterapeutas em dar solução a diferentes problemas, recorrendo às suas ferramentas habituais, assentes na terapia física.  

Até há bem pouco tempo, nos planos de estudos dos cursos de Fisioterapia, pouca ou nenhuma importância era dada aos conteúdos relativos à estrutura, funcionamento e terapia física específica da região orofacial e craneo-mandibular. Por isso, para dar resposta à crescente procura por parte de pacientes e outros profissionais, e à carência de conhecimentos de que grande parte dos fisioterapeutas padece, resolveu programar-se este curso com o objectivo de enriquecer o arsenal terapêutico do fisioterapeuta no âmbito da disfunção craneo-cérvico-mandibular.  

Sob a terminologia de “patologia da articulação temporomandibular (ATM)” engloba-se um grande número de transtornos secundários às alterações disfuncionais da sua complexa estrutura. A ATM desempenha um papel fundamental na mastigação, deglutição, fonação e expressividade facial, o que a torna indispensável tanto para as necessidades básicas de alimentação como para a as relações sociais. Para além destas funções, a sua participação no complexo articular craneo-cervical faz dela um elemento chave no tratamento de fisioterapia dos síndromes dolorosos desta região.  

Os transtornos craneo-cérvico-mandibulares são muito frequentes: 75% da população experimenta algum sinal durante a sua vida e 33%, algum sintoma. Estima-se uma incidência de 1,8 a 3,9 novos casos anuais por cada 100 pessoas. Não obstante, as mulheres têm sintomas com uma frequência 3 vezes superior e a procura de tratamento é 9 vezes maior, possivelmente por uma diferente percepção de dor. Tem uma incidência mínima na idade infantil. Em Espanha, dados que conseguimos compilar, 5% da população, 7.000 homens e 1.400.000 mulheres, qualificaria para tratamento mas menos de 1% o solicita. (Fonte: Sociedad Española de Cirugía Oral y Maxilofacial) No ano 2003, a OMS pronunciou-se a respeito deste assunto, reconhecendo uma prevalência mundial para este tipo de alterações de 90%.  

Os programas dos cursos superiores de Fisioterapia poucas vezes abordam a patologia, avaliação e gestão das disfunções craneo-mandibulares e, menos ainda, as estratégias terapêuticas para combater os processos patológicos do sistema craneo-cérvico-mandibular. Por isso, vai predominando nos fisioterapeutas, um conhecimento meramente anatómico da região, sem possibilidade de realizar intervenções eficazes e baseadas na evidência científica que dêem solução a este problema de incidência tão elevada.  

Por outro lado, há uma procura crescente de fisioterapeutas com conhecimento sobre esta área, vinda de outros profissionais como médicos dentistas, cirurgiões maxilo-faciais, estomatologistas e terapeutas da fala, já que o fisioterapeuta actua sinergicamente com os tratamentos conservadores e cirúrgicos daqueles profissionais.

 

Características diferenciadoras deste curso:

Apesar da área das patologias da ATM ser ainda pouco explorada, há já alguns cursos dedicados a esta temática. Acreditamos que a maioria dos cursos disponíveis no mercado nacional são de qualidade mas, estamos absolutamente convencidos que a formação que agora trazemos a Portugal representa um upgrade em diferentes aspectos, o que lhe permitirá constituir-se a médio-prazo como a formação de referência na área das disfunções craneo-cérvico-mandibulares.  

 

Quais sãos as suas principais características diferenciadoras:

1.    Enfoque teórico, avaliação clínica e técnicas de tratamento realmente baseados na evidência científica disponível.

2.    Forte enfoque na avaliação inicial e específica desde o ponto de vista funcional, postural e odontológico, como garantia de um tratamento eficaz

3.    Introdução a outras patologias relacionadas com a disfunção craneo-mandibular que não têm que ver exclusivamente com a ATM, como as alterações funcionais (fonação, respiração, deglutição, problemas do desenvolvimento ósseo, etc.), alterações odontológicos, dor orofacial, etc.

4.    Um formador que alia a uma sólida formação académica e científica, uma grande experiência clínica e formativa, e que aposta claramente numa abordagem evidence-based.

Dia 1

Manhã

- Introdução à Patologia cérvico-craneo-mandibular. Evidência científica e justificação. - Complexo craneo-cervical. Estrutura e funções. - Articulação temporo-mandibular (ATM). Estrutura, miologia e fisiologia articular. - PRÁTICA: palpação e medições básicas da ATM - Conceitos odontológicos - PRÁTICA: avaliação oclusiva e outras medições  

Tarde

- Disfunção somática da ATM - Avaliação funcional e clínica da ATM - PRÁTICA: avaliação funcional da ATM - Tratamento manual do sistema estomatogático. Princípios e evidência. - Tratamento preparatório - Técnicas articulares para a ATM - PRÁTICA: técnicas manuais como tratamento preparatório. Técnicas articulares.  

 

Dia 2

Manhã

- Tratamento manual do sistema estomatognático - Técnicas musculares - Técnicas mistas - Exercício terapêutico autoadministrado - PRÁTICA: Técnicas musculares. Técnicas mistas. Exercício terapêutico autoadministrado. - Coluna craneo-cervical (CCC). Estrutura e funções. - PRÁTICA: Palpação da CCC. - Disfunção somática da CCC. - Avaliação funcional e clínica da CCC - PRÁTICA: Avaliação funcional e clínica da CCC  

Tarde:

-Tratamento manual da CCC. Princípios e evidência. - Tratamento preparatório. - Técnicas articulares - PRÁTICA: técnicas manuais como tratamento preparatório. Técnicas articulares. − Técnicas musculares. − Técnicas mistas. − Exercício terapêutico autoadministrado para a CCC. − PRÁCTICA: Técnicas musculares. Técnicas mistas. Exercício terapêutico autoadministrado para a CCC.

Exclusivamente fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia (3º e 4º anos).

Objetivos gerais:

1. Conhecer o campo de actuação da fisioterapia nas disfunções craneo-mandibulares e orofaciais.

2. Desenvolver estratégias de avaliação e tratamento através dos agentes físicos.

3. Abrir uma nova área de trabalho aos fisioterapeutas.

O que inclui a inscrição:

-       20 horas de formação de excelente qualidade

-       Certificado Bwizer

-       Material didático (em papel e suporte electrónico)

-       Material consumível para a parte prática

-       Desconto na aquisição de produtos Bwizer no final do curso

-       Possibilidade de se inscrever no nível II desta formação (formação adicional e não-obrigatória)

-       Coffee-breaks

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: ESTSP-Porto

    Turno: Todo o dia

    Datas: Inicio: 2011-05-14 Fim: 2011-05-15

Cursos em Destaque