Distritos

Curso de Fisioterapia Desportiva de Elite (3ª Edição)

Bwizer
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 319.00€IVA Incluído

Na actividade desportiva de alta competição o objectivo é, invariavelmente, obter resultados excepcionais. Para que isso aconteça, é absolutamente crítico que os atletas possam utilizar as suas capacidades ao máximo, sendo por isso muito importante uma actuação do fisioterapeuta a nível da reabilitação (assegurando um regresso rápido e seguro à actividade física) mas também, a nível da prevenção e preparação do atleta.

Para que o fisioterapeuta consiga desempenhar ele próprio um trabalho de excelência, tem que dominar um conjunto alargado de técnicas e de ter um sólido raciocínio clínico e, sobretudo, ser capaz de resolver problemas e arranjar soluções, quantas vezes em circunstâncias inesperadas.

Este curso, ao contrário do que geralmente acontece, não está especializado numa técnica apenas, já que parte do pressuposto que, para trabalhar em desporto, isso não é suficiente. Na actividade desportiva, e muito especialmente no desporto de elite, há que conhecer várias técnicas (estiramentos, mobilizações, ligaduras, trigger-points, punção seca, avaliação do atleta, etc.), saber quando utilizar cada uma, conhecer os estudos em que se sustentam, saber reabilitar e prevenir; numa palavra, há que ter um conhecimento abrangente e é isso que se procurará transmitir neste curso.

O curso de Fisioterapia Desportiva de Elite procura por isso oferecer uma visão global, muito prática, das técnicas mais utilizadas no desporto, com base na experiência pessoal de Michal Novotny, um fisioterapeuta que trabalha há vários anos ao mais alto nível, com atletas de elite.

 

Programa:

Módulo Terapia Manual:

1. Ajustes articulares

2. Estiramentos

3. Massagem

4. Mobilizações

5. Provas musculares

6. Introdução à punção seca 

Módulo Lesões desportivas (o ombro e a coluna lombar)

1. Classificação, Diagnostico, Tratamento, Prevenção

Módulo ligaduras e primeiros auxílios I:

1. Ligaduras articulares

2. Ligaduras musculares

3. Primeiros auxílios e cuidados especiais

Módulo trabalho com o atleta I:

1. Avaliação do atleta

2. Elaboração de um programa personalizado

3. Regeneração do atleta

4. Necessidades do desportista.

5. Fisioterapia no ténis profissional

Fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia (3º e 4º anos).

Este curso pretende aproximar os fisioterapeutas ao mundo da fisioterapia de elite, garantindo que no final dos dois dias de formação, os participantes estejam preparados para actuar com atletas de alta competição em situações muito diversas. No final do curso os formandos deverão assim ser capazes de definir um plano de tratamento específico para atletas de alta competição, identificando o seu problema específico e definindo as técnicas mais adequadas à sua recuperação.

Notas importantes: O curso será leccionado em Espanhol (notar que o formador compreende bastante bem o português). Os participantes deverão levar roupa confortável e que lhes permita treinar adequadamente todas as técnicas. Deverão ainda levar uma toalha e tesoura.

Reconhecimento:O curso é reconhecido pela “Asociación de Fisioterapia Deportiva de Elite”.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: ESTSP-Porto

    Turno: Todo o dia

    Datas: Inicio: 2011-11-19 Fim: 2011-11-20

Cursos em Destaque