Distritos

Método POLD® de Terapia Neuro-Músculo-Esquelética | Formação Internacional

Master Physical Therapy
  • Tipo: Formação Profissional
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: A consultar

O Método POLD é um conceito inovador na área da fisioterapia manual especializada e cinesiologia criado, estudado e desenvolvido em 1990, em Espanha, pelo Dr. Juan Vicente López Díaz. Baseia-se na aplicação de uma mobilização passiva oscilatória com a frequência da ressonância sobre a coluna vertebral, tecidos moles e articulações, mantida durante toda a sessão de tratamento de forma a obter efeitos neuro-fisiológicos e biomecânicos de grande eficácia terapêutica.

Estes efeitos são desencadeados por duas vias: neurológica - mediante a estimulação de mecanoreceptores proprioceptivos com uma frequência única para cada indivíduo e cada tecido, chamada de ressonância; e mecânica - devido às trocas fisiológicas ocorridas nos tecidos moles, pelo efeito de fadiga tecidual, através da acção da oscilação mantida pelo Fisioterapeuta.

A oscilação ressonante na coluna provoca um estado de plasticidade somática em todo oorganismo, que o Fisioterapeuta irá aproveitar para induzir a libertação das estruturas articulares e tecidos moles, através de manobras manipulativas específicas sobre cada estrutura, em função do objectivo terapêutico desejado. Estas manobras levarão à restauração da funcionalidade normal do sistema neuro-viscero-músculo-esquelético, assim como dos diferentes fluídos corporais.

A sua utilização apresenta grande interesse nas patologias da coluna (hérnias e protusões discais, radiculopatias, escolioses, etc), nas patologias articulares degenerativas, nas limitações articulares, em lesões de sobrecarga muscular, aderências fasciais e alterações das cadeias musculares. Regra geral, é também muito eficaz nas patologias que acarretam dor ou alteração da fisiologia e mobilidade articular.

Actualmente, o método tem uma aplicação fundamental no campo estrutural para a coluna e extremidades, mas também visceral e craniano. A sua aplicabilidade torna desnecessária a mobilização clássica ou a manipulação com “thrust”, num grande número de condições.

Programa Curso A: Técnicas Gerais 40 horas destinadas a iniciar o aluno no método POLD.

São ensinados todos os conhecimentos teóricos e todas as técnicas gerais do método para aplicação nas estruturas cutâneas, subcutâneas, musculares e articulares. Também são aprendidas as aplicações mais gerais para patologias músculo-esqueléticas na posição de DV: - Sobrecargas musculares gerais da coluna- Disfunções fasciais da cadeia posterior da coluna- Artrose e rigidez da coluna cervical, dorsal e lombar- Limitação da mobilidade articular da coluna- Ciatalgias. Lombalgia mecânica e muscular- Hiperlordoses e hipercifoses- Patologias reumáticas da coluna

Curso B: Especialidade em Coluna e Extremidades 60 horas destinadas a aprender as técnicas specíficas mais indicadas para o tratamento das patologias neuro-músculo-esqueléticas da coluna e extremidades em todas as posições.

Também se aprende a realizar um diagnóstico específico e a programar a combinação das manobras mais adequadas em função dos dados obtidos através do diagnóstico. Capacita o Fisioterapeuta para a aplicação terapêutica do método na maioria das patologias de traumatologia, reumatologia, neurologia, degenerativas e de sobrecarga na coluna e extremidades:

- Sobrecargas musculares gerais da coluna e extremidades

- Disfunções fasciais da cadeia posterior da coluna e extremidades

- Ciatalgias, lombalgia mecânica, muscular e neurológica

- Artrose e rigidez da coluna e extremidades

- Patologias reumáticas da coluna e extremidades

- Disfunções respiratórias e a cintura diafragmática

- Hérnias, protusões discais e compressões radiculares

- Escoliose, hiperlordose e hipercifose

- Alterações posturais

- Disfunções e alterações da posição vertebral

- Patologia neurológica central e periférica

- Disfunções da cintura escapular e da cintura pélvica

- Disfunções articulares das extremidades

- Patologias tendinosas agudas e crónicas

- Patologia relacionada com o plexo braquial e nervos periféricos

- Patologias compressivas como o síndrome do túnel cárpico

Fisioterapeutas e Médicos (também estudantes)

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Vila Nova de Gaia, Porto)

    Turno: Todo o dia

    Datas: Inicio: 2012-01-14 Fim: 2012-04-15

Cursos em Destaque