Distritos

Técnicas Manipulativas: tratamento da coluna vertebral (3ª edição)

Bwizer
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 329.00€IVA Incluído

Resumo:

As Técnicas Manipulativas são uma forma de terapia manual eficaz, de baixo custo, e com reconhecimento científico. São baseadas na manipulação do corpo humano dando ênfase ao alinhamento da coluna vertebral. Neste curso, extremamente prático, tomará contacto com as principais manobras manipulatvas da coluna vertebral, ficando apto a seleccionar as mais indicadas para cada situação e a aplicá-las com segurança.  

 

Apresentação:

Desde a antiguidade que as manipulações são utilizadas como forma de alívio da sintomatologia dolorosa do sistema musculo-esquelético. Os ossos e articulações vão sofrendo pequenas alterações com o tempo e isso vai ocasionar um desequilíbrio dinâmico entre as articulações da coluna vertebral e de todo o nosso corpo, que vão ser compensadas por desvios,  ocasionando dor e desconforto ao indivíduo. Várias técnicas foram sendo desenvolvidas para restaurar o movimento livre e indolor; as técnicas manipulativas actuam através de testes e ajustes das diferentes articulações, normalizando o seu posicionamento, restabelecendo a sua adequação biomecânica e libertando o sistema nervoso de qualquer interferência, potenciado resultados excelentes de forma rápida. Este curso centra-se exclusivamente na coluna vertebral, região “critica” do nosso organismo, o que lhe permitirá multiplicar o seu potencial de sucesso terapêutico.

·       Resumo da história e fundamentos da Quiropraxia

·       Efeitos das técnicas sobre o organismo

·       Indicações e contra indicações da técnica

·       Conceito de síndrome de adaptação local e global

·       Conceitos de: DIM, subluxação, DPM, fixação.

·       Semiologia em Quiropraxia: Avaliação postural, teste geral de mobilidade, teste da estrela, exame segmentar (estático), exame dinâmico de cada segmento vertebral, avaliação de bloqueio primário e secundário, prática da avaliação.

·       Revisão básica da anatomia, biomecânica e principais testes da região lombar, exame dinâmico das vértebras lombares, prática de manobra lombar: Manobra de rotação de quatro apoios, manobra em rotação sentada, manobra em latero flexão, manobra em flexão lombar, manobra em extensão lombar, manobra para transição dorso lombar.

·       Avaliação de mobilidade sacro-ilíaca, prática das manobras para sacro e ilíaco, manobra global sacro ilíaca.

·       Revisão da anatomia da coluna dorsal, exame dinâmico das vértebras dorsais, prática de manobras dorsais: manobras para supraespinhal em DD e DV, manobra para intervertebral em dorsal alta, em flexão lateral, em rotação sentada, em extensão em DV, manobras costotransversais em DV e DD, manobra costovertebrais em DD, avaliação e ajuste de primeira costela, manobras epigástricas globais para dorsal alta, média e baixa.

·       Revisão da anatomia e principais testes cervicais, a influência da cervical nas disfunções da ATM e cefaléias, prática de exame dinâmico das vértebras cervicais altas e baixas, prática de manobras cervicais alta: CO-C1 sentada e em DD e C1-C2 sentada e em DD em rotação PA e AP, latero flexão, extensão, prática de manobras cervicais baixas em DD e sentadas em rotação PA e AP, latero-flexão, extensão e flexão.

·       Demonstração das principais técnicas preparatórias de tecidos moles para as manipulações.

Fisioterapeutas e Médicos e finalistas das respectivas licenciaturas.

Capacitar o aluno a avaliar e tratar as disfunções da coluna vertebral com técnicas manipulativas específicas de inspiração quiroprática em diferentes condições, nomeadamente dor lombar, cefaleias, hérnias discais e ciática.

Metodologia:

Curso marcadamente prático (80%) mas com um mix equilibrado de teoria (20%). Os formandos terão oportunidade de treinar as diferentes técnicas abordadas.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: ESTSP-Porto

    Turno: Não indicado

    Datas: Inicio: 2011-07-01 Fim: 2011-07-03

Cursos em Destaque