Distritos

Curso de Gerontologia Noções básicas, atividades - Lisboa

PsicoSomaLisboa
  • Tipo: Formação Profissional
  • Método: Semi-presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 169.00€IVA Incluído

O Idoso, Envelhecimento, a Animação, Atividades e Projetos são as linhas orientadoras da formação. Destina-se a auxiliares de Ação Educativa; Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Educadores Sociais, Órgãos de Gestão, Estudantes ou Licenciados nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Sociologia e outras áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO IDOSO - presencial- Aspetos gerais do envelhecimento.- O Envelhecimento Ativo: A solução futura.- Postura do profissional de Animação perante a população Idosa.

O PAPEL DA ANIMAÇÃO DO IDOSO - auto-formação- A importância do contexto de Animação para Pessoas Idosas.- Conceitos.- Aspetos Históricos.

SESSÃO E-LEARNING- Projeto de Animação/Plano de Atividades Socioculturais.- Ponto de situação e esclarecimento de dúvidas.

O PAPEL DO ANIMADOR E AS SUAS METODOLOGIAS - presencial- Conceito de Animação e papel do Animador/Dinamizador.- Objetivos da Animação para Idosos.- Metodologias a utilizar.

TIPOS E OBJETIVOS DA ANIMAÇÃO - Auto-formação- Animação Comunitária.- Os diferentes tipos de Animação adequados às diferentes respostas sociais para idosos Leitura de documentação.- Animação Motora e Cognitiva.- Animação por Expressões (plásticas e comunicações).- Técnicas de Animação para idosos semi-dependentes; semi-autónomos e autónomos; Patologias Demenciais;

SESSÃO E-LEARNING- Atividades de Animação.- Ponto de situação e esclarecimento de dúvidas.O

PROJETO DE ANIMAÇÃO - Presencial - Construção de um projeto de animação.- A adequabilidade das fichas técnicas a utilizar nas sessões de Animação com idosos (de acordo com as orientações técnicas dos manuais de segurança social na área da Gerontologia).- Exercícios Práticos.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Telheiras, Lisboa)

    Turno: Noites

    Datas: Inicio: 2013-05-14 Fim: 2013-05-30

Cursos em Destaque