Distritos

Curso sobre "Burnout: A Síndrome de Exaustão"

Webstudy - Centro de Formação E-Learning (Certificado pelo DGERT)
  • Tipo: Curso
  • Método: Online
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 65.00€IVA Incluído

No mundo do trabalho competitivo e exigente como o nosso, corremos o risco de, numa tentativa de melhorar cada vez mais a nossa performance e acreditando ter o domínio absoluto da situação, cair no exagero e ficar arrasados física e psicologicamente. A situação agrava-se dramaticamente, se a nossa actividade profissional exige um contacto activo com pessoas, como é o caso dos médicos, enfermeiros, assistentes sociais ou professores, por exemplo. A este quadro de exaustão física e emocional chama-se Síndrome de Burnout e os pacientes acabam por destruir as suas vidas pessoais e as suas carreiras, que, até então, enfrentavam com grande optimismo e determinação.Este distúrbio não deve, porém, ser confundido com stress. No mínimo, será uma consequência grave deste, pois vai comprometer não apenas a vida pessoal, mas também a vida profissional e social do indivíduo, deixando-o incapacitado para o exercício das suas funções, repercutindo-se na sua relação com os outros e transformando-o, muitas vezes, numa pessoa negativa.Os sintomas principais do Síndrome de Burnout são: cansaço emocional, desmotivação profissional, insensibilidade afectiva, apatia, desinteresse, depressão e falta de realização pessoal.

Módulo I – Enquadramento TeóricoDefinição de burnoutModelos Teóricos Explicativos Causas do burnoutSintomas do burnoutPrincipais fases no desenvolvimento do burnoutConsequências do burnoutMódulo II – Instrumentos de AvaliaçãoMódulo III – Estratégias Terapêuticas de PrevençãoMódulo IV - Tratamento da Síndrome de Burnout

Psicólogos e outros profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, da Saúde e da Educação e quaisquer potenciais interessados, que pretendam adquirir conhecimentos acerca deste tema.

O objectivo deste curso é dar a conhecer as características e as consequências do Síndrome de Burnout numa tentativa de prevenção junto dos profissionais mais expostos ou de uma terapia se o distúrbio já está instalado.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Não Presencial

    Turno: Não indicado

    Datas: Curso aberto todo o Ano

Cursos em Destaque