Distritos

I Curso de Taiji-Qigong para Profissionais de saúde

ifs. - Instituto de Formação na Saúde
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: A consultar

Introdução

Como sabemos, também o terapeuta não é imune ao stress. Um preocupante e alarmante dado da OMS prende-se com o elevado número de suicídios provenientes do campo da saúde, resultante de factos como a redução do tempo efectivo de tratamento, a insatisfação do paciente como também insatisfação crescente do terapeuta pela não obtenção de resultados no tratamento.

Nas estatísticas quer nacionais quer internacionais são exactamente os profissionais de saúde os mais referidos como sendo vítimas de uma situação de pressão tal que em muitos casos degenera em suicídio.

38% das morte prematuras na classe médica resultam de suicídios De acordo com especialistas, o stress, as responsabilidades e o excesso de horas de trabalho podem ser as causas que mais contribuem para a síndrome de exaustão entre a classe médica, mais de metade dos profissionais padecem de cansaço emocional, 45% não se sentiam profissionalmente realizados e 90% dos inquiridos sofria de despersonalização - três sintomas que caracterizam o síndrome de exaustão.

Qigong é um método de saúde chinês com mais de 5000 anos de idade que combina movimentos lentos e graciosos, com a concentração mental e respiração para aumentar e equilibrar a energia vital de uma pessoa. Qigong terapêutico é uma parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, juntamente com a acupunctura, acupressão, dietética e fitoterapia.

O Qigong possui muitas funções, porém a mais básica delas é melhorar a saúde. Unindo meditação, respiração e movimento, o Qigong sempre foi considerado como um meio de tratamento e manutenção da saúde, desde os tempos antigos.

 

[1] 2010-03-18, DN, Profissionais de saúde são os mais afectados pelo suicídio em Portugal

2 Casos de suicídio entre médicos preocupam a Ordem DN, 18 de Março de 2010

Objectivos

O curso altera entre teoria e prática de qigong, em que a maioria será prática pois terá como objectivo principal que o formando adquira conhecimentos dos diversos exercícios e saber realizar de autónoma.  

 

Objectivos do curso

- Conhecer a história do Qigong;

- Conceitos na prática e benefícios do Qigong;

- Distinguir efeitos fisiológicos do Qigong;

- Modos de aplicação do Qigong;

- Desenvolver no aluno a compreensão da importância na prática clínica do uso do Qigong;

- Promover o conhecimento acerca das principais patologias que podem ser tratadas Qigong.

 

No curso será apresentado várias formas de qigong, também partes de Tantric Budishistic Qigong, o Winsdom Qigong e Taijichuan tal como meditações em posturas e devidas imaginações que se podem integrar no dia-a-dia do terapeuta.

Destinatários

Todos os profissionais de saúde e estudante finalistas.

Importância para os formandos

O Curso baseia-se na prática das técnicas apreendidas tornando capaz o aluno após a primeira parte leccionada, aperfeiçoar e interiorizar os mesmos, inserindo no seu dia-a-dia.      

 

Para um melhor entendimento das técnicas introduzidas, é necessário realizar uma parte teórica da Medicina Tradicional Chinesa, como o Yin-Yang, as Phases, os Orbs  e os rescpectivos Conduitos.

Vagas: 30

Data: Setembro e Outubro

Local: Seminário Padres Franciscanos - Leça da Palmeira

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Grande Porto

    Turno: Não indicado

    Datas: Inicio: 2011-09-02 Fim: 2011-10-30

Cursos em Destaque