Distritos

Workshop Bloodstain (manchas de sangue)

Instituto CRIAP
  • Tipo: Curso
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 75.00€IVA Incluído

O sangue é um dos vestígios biológicos mais importantes nomeadamente em situações criminais. Para além do sangue fornecer informações relevantes relativamente à vítima e/ou ao agressor, este tipo de vestígios pode ser analisado quanto ao tipo de padrões que as suas manchas apresentam. A técnica forense responsável pela análise e interpretação das manchas de sangue designa-se bloodstain pattern analysis. Esta técnica, que teve origem em 1895 com Eduard Piotrowski, só foi utilizada judicialmente pela primeira vez em 1955 com Paul Kirk. Desde essa data até à atualidade, a análise e interpretação de manchas de sangue tem sofrido um enorme desenvolvimento, sendo hoje objeto de estudo da International Association of Bloodstain Pattern Analysts (IABPA), criada em 1983.

- Ensaios para a verificação da relação entre a altura da queda do sangue e a forma das manchas produzidas;- Ensaios para a verificação da relação entre o tipo de superfície e a forma das manchas de sangue;- Análise de manchas de sangue para a determinação do sentido e direção do mesmo;- Simulação e interpretação de diferentes tipos de padrões de manchas de sangue;- Determinação do ângulo de impacto por análise de manchas de sangue;- Projeções bidimensionais da análise de manchas de sangue para a determinação da área de convergência;- Projeções tridimensionais da análise de manchas de sangue para a determinação da região de origem.

Estudantes e Profissionais das áreas da Psicologia, das Ciências Sociais e da Saúde, Direito, Antropologia, Criminologia, Sociologia, Educação, Policias, Militares, Profissionais da Carreira Judiciária. Estudantes universitários que se interessem por esta temática.

Esta área da investigação forense dedica-se à análise e interpretação das manchas de sangue, nomeadamente em situações de crime. O recurso a estas técnicas permite determinar, por exemplo, a altura da queda do sangue, sentido e direção do sangue, ângulo de impacto, região de origem, entre muitos outros aspetos. É objetivo desta formação dotar os formandos de habilitações para reconhecerem o bloodstain pattern analysis como uma ferramenta chave na análise forense.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Porto, Porto)

    Turno: Todo o dia

    Datas: Inicio: 2013-04-06 Fim: 2013-04-06

Cursos em Destaque