Distritos

Técnico/a de Mecatrónica Automóvel

AmbiConsult
  • Tipo: Formação Profissional
  • Método: Presencial
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: Gratuíto

Proceder à manutenção, diagnosticar anomalias e efectuar reparações nos diversos sistemas mecânicos, eléctricos eelectrónicos de automóveis ligeiros de acordo com os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes e comas regras de segurança e de protecção ambiental aplicáveis.

Analisar documentação técnica de sistemas mecânicos, eléctricos e electrónicos de automóveis ligeiros, nomeadamente,esquemas eléctricos e outras instruções técnicas do fabricante, a fim de proceder à manutenção, ao diagnóstico deanomalias, a reparações e a ensaios.

Proceder à manutenção, ao diagnóstico de anomalias e a reparações em motores a gasolina e a gasóleo de automóveisligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de direcção, de suspensão e de travagem deautomóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e osparâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

Verificar o estado de conservação de jantes e pneus de automóveis ligeiros, diagnosticar eventuais anomalias e proceder àsubstituição daqueles, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.

Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de transmissão manual e automática de automóveisligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros eespecificações técnicas definidas pelos fabricantes.

Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de ignição convencional e electrónica, de alimentação,de sobrealimentação e de anti-poluição de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, deacordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de arrefecimento e de lubrificação do motor deautomóveis ligeiros, utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e osparâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes.

Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de carga e de arranque de automóveis ligeiros,utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros eespecificações técnicas definidas pelos fabricantes.

Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de segurança activa (ABS, EBD e controlo de tracção,entre outros) e de segurança passiva (airbags, pré-tensores de cintos de segurança, entre outros) de automóveis ligeiros,utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros eespecificações técnicas definidas pelos fabricantes.

Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de conforto e de segurança, nomeadamente fechoscentralizados, vidros eléctricos, limpa vidros, ar condicionado e alarme de automóveis ligeiros, utilizando as técnicas eprocedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros e especificações técnicas definidaspelos fabricantes.

Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações de sistemas luminosos e de aviso sonoro de automóveis ligeiros,utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros eespecificações técnicas definidas pelos fabricantes.

Proceder ao diagnóstico de anomalias e a reparações em sistemas de comunicação e informação de automóveis ligeiros,utilizando as técnicas e procedimentos adequados, de acordo com a tecnologia dos mesmos e os parâmetros eespecificações técnicas definidas pelos fabricantes.

Proceder ao diagnóstico de avarias e à substituição de componentes em sistemas multiplexados.

Verificar o estado de conservação de cabos e fichas dos diferentes sistemas eléctricos e electrónicos de automóveisligeiros e diagnosticar e reparar eventuais anomalias, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.

Proceder à limpeza de componentes e órgãos dos sistemas a reparar ou em reparação utilizando os procedimentos eprodutos adequados e de acordo com as regras de protecção ambiental.

Proceder à manutenção da sua área de trabalho, efectuando a conservação e a limpeza de equipamentos, aparelhos eferramentas utilizados no diagnóstico de avarias e na reparação de órgãos e sistemas de automóveis ligeiros.

Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à actividade desenvolvida.

Os Cursos de Aprendizagem destinam-se a jovens que devem reunir, cumulativamente, a idade e habilitações escolares que a seguir se indicam. Idade inferior a 25 anos3.º ciclo do ensino básico ou equivalente ou habilitação superior ao 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, sem conclusão do ensino secundário ou equivalente Em situações excecionais poderá admitir-se a integração de candidatos com idade igual ou superior a 25 anos em percursos formativos inseridos nos Cursos de Aprendizagem.

Proceder à manutenção, diagnosticar anomalias e efectuar reparações nos diversos sistemas mecânicos, eléctricos eelectrónicos de automóveis ligeiros de acordo com os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes e comas regras de segurança e de protecção ambiental aplicáveis.

Idade inferior a 25 anos3.º ciclo do ensino básico ou equivalente ou habilitação superior ao 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, sem conclusão do ensino secundário ou equivalente

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Sede Principal (Lamego, Viseu)

    Turno: Todo o dia

    Datas: Inicio: 2013-03-04 Fim: 2015-09-30

Cursos em Destaque