Distritos

Especialização Avançada em Psicologia Clínica e da Saúde no Contexto Escolar

Instituto CRIAP
  • Tipo: Curso
  • Método: Online
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 1280.00€IVA Incluído

Descrição da Formação

A saúde pode ser influenciada por diversos fatores e deve ser promovida através de programas preventivos que impliquem governo, comunidade, família e escolas. As escolas são um contexto privilegiado para a criação de ambientes favoráveis à saúde. A promoção da saúde em escolas, quando implementada de forma eficaz, pode produzir benefícios a longo prazo para os jovens, incluindo o funcionamento emocional e social e melhor desempenho académico, para além de poder garantir a sustentabilidade de tais programas.A falta de informação sobre a saúde, nomeadamente a saúde mental é um dos maiores obstáculos para a intervenção precoce, daí a importância de programas que promovam a informação e a deteção dos sinais entre as crianças e os adolescentes, uma vez que os primeiros sinais das doenças mentais ocorrem geralmente na infância ou adolescência.

É essencial promover a saúde e o bem-estar das crianças e dos adolescentes através da formação de psicólogos, professores e outros profissionais de saúde e educação.A Especialização Avançada em Psicologia Clínica e da Saúde no Contexto Escolar visa o desenvolvimento de um programa de competências pessoais e socioemocionais, que inclui a prevenção dos comportamentos de risco e perturbações socioemocionais e a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação das crianças e dos adolescentes em contexto escolar. Pretende-se promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde e desenvolver um contexto escolar promotor de bem-estar e saúde mental entre os jovens.

No final da especialização, espera-se que os formandos tenham adquirido competências suficientes para desenvolver projetos nas escolas, que promovam a melhoria do ambiente escolar e que passem a dinamizar outros grupos de profissionais que desenvolvam projetos com os mesmos objetivos. Pretende-se, assim, criar um ciclo gerador de projetos que promovam a saúde e o bem-estar das crianças e dos adolescentes em contexto escolar, que incluam os seus ecossistemas principais: a família, a escola e os pares.Esta formação é uma mais valia ao nível curricular para finalistas, de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização e MBA no âmbito do prosseguimento de estudos e inserção de mercado de trabalho.

 

Objetivos Gerais

- Dotar os formandos de conhecimentos que permitam promover a saúde das crianças e dos adolescentes através da elaboração de programas educativos.

 

Objetivos Específicos

- Ilustrar um programa que inclui a prevenção das perturbações socioemocionais e comportamentos de risco e a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação das crianças e dos adolescentes em contexto escolar;

- Reconhecer práticas de diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde;

- Definir métodos de prevenção de riscos e de promoção de saúde em contexto escolar.

Literacia em saúde no contexto escolar

- Sessão de abertura- Investigação na área da saúde em idade escolar

- Da investigação à ação

- Da prevenção à promoção;

Caracterização do contexto escolar e o papel do psicólogo

- Definição de conceitos em saúde- Saúde, estilos de vida e saúde mental dos adolescentes portugueses

- Saúde e qualidade de vida nas crianças e adolescentes nos seus ecossistemas: escola e família

- Trabalho com famílias

- A participação ativa dos jovens na construção das suas narrativas e da sua saúde

- Influência nas políticas públicas- Formação de professores- Promoção da saúde e do bem-estar dos professores

- Sessão de acompanhamento;

Prevenção e promoção na intervenção em saúde

- Abordagens teóricas na intervenção psicológica em contexto escolar

- Modelos teóricos de promoção da saúde

- Impacto da saúde mental no comportamento dos jovens

- Promoção da saúde, competências pessoais e socioemocionais;

Elaboração de projetos

- Elaboração de projetos e boas práticas:

- . Com professores

- . Com jovens

- . Com psicólogos e organização de serviços

- Promoção da saúde e políticas públicas

- Análise de casos e exercícios de aplicação prática

- Sessão de encerramento;

A Especialização Avançada em Psicologia Clínica e da Saúde no Contexto Escolar destina-se a Psicólogos, Educadores, Enfermeiros, Médicos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e demais profissionas nas áreas da psicologia, educação, reabilitação psicomotora, desporto e ciências sociais e humanas, bem como a finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização ou MBA, nas áreas referidas.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Não Presencial

    Turno: Noites

    Datas: Curso aberto todo o Ano

Cursos em Destaque