Distritos

Curso de Mediadores EFA (Educação e Formação de Adultos)

Webstudy - Centro de Formação E-Learning (Certificado pelo DGERT)
  • Tipo: Curso
  • Método: Online
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 100.00€IVA Incluído

A génese deste curso surgiu no enquadramento do inegável investimento que se tem vindo a realizar na qualificação da população ativa com baixos níveis de escolaridade, sendo que se encontra estabelecida a meta de qualificação da população ativa de um milhão de portugueses até 2010.De fato, esta constitui uma das prioridades estratégias do domínio da formação profissional atual, integrando um elevando número de profissionais qualificados que atuam no domínio do programa Novas Oportunidades.Face a esta realidade, é essencial apostar na formação de profissionais que possam estar preparados para atuar neste domínio de formação, que face às suas normas de funcionamento e especificidades.

Módulo I. Metodologias de Formação Contextualização dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)Processo RVCC: objetivo, destinatários, certificaçãoAbordagem aos CNO (Centro de Novas Oportunidades)Módulo II. Enquadramento dos Cursos EFA 1. Princípios orientadores dos cursos EFA2. Destinatários dos cursos EFA3. Objetivos dos cursos EFAMódulo III. Características dos Cursos EFA1. Organização dos Cursos EFA2. Constituição da equipa técnico-pedagógica3. Referenciais de Competências Chave4. Temas de Vida e Núcleos Geradores5. Portefólio Reflexivo de Aprendizagem6. Avaliação/CertificaçãoMódulo IV. Mediador EFA1. Perfil e papel do Mediador EFA: competências psico-sociais, técnicas e pedagógicas2. Características do Mediador3. Objetivos e etapas inerentes à Mediação4. Métodos e técnicas de Mediação5. O Mediador e a Equipa Pedagógica6. Orientações para a prática: elaboração de um plano curricular; organização do módulo aprender com autonomia; organização de um portefólio reflexivo de aprendizagem; sistema de informação e gestão da oferta educativa e formativa(SIGO).

Este curso destina-se a Formadores, mediadores, Coordenadores de Formação, Estudantes nas áreas sociais e humanas e outros profissionais que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções no âmbito da Educação e Formação de Adultos.

- Contextualizar os conceitos de formação ao longo da vida e de educação e formação de adultos;- Compreender o funcionamento dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) e seu enquadramento nas políticas nacionais e europeias de aprendizagem ao longo da vida;- Identificar o papel e as funções desempenhadas por um mediador EFA;- Desenvolver e optimizar competências de coordenação e mediação de um curso EFA.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Não Presencial

    Turno: Não indicado

    Datas: Curso aberto todo o Ano

Cursos em Destaque