Descrição da Formação
A infertilidade afeta entre 260 a 290 mil casais portugueses, com consequências significativas na saúde mental. A intervenção psicológica na infertilidade pode, não só, minimizar o impacto negativo da experiência dos casais inférteis, como também contribuir para aumentar a sua probabilidade de gravidez. Entre outros, considerar a natureza e duração da experiência de infertilidade, se os casais adotam ou não técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA), os diferentes tipos e periocidade de intervenção na definição de objetivos terapêuticos, poderá ser relevante para alcançar resultados clínicos eficientes.
Por exemplo, evidências científicas sugerem que intervenções baseadas em modelos sistémicos (e.g., a terapia de casal) são relevantes para aumentar a probabilidade de gravidez em casos de infertilidade idiopática, além de diminuir a vulnerabilidade da saúde mental e contribuir para o ajustamento da díade conjugal. Em suma, a presente ação de formação contribuirá para compreender, identificar e distinguir variáveis que influenciam a vulnerabilidade da saúde mental na infertilidade para melhor conceptualizar casos clínicos.
Focar-se-á numa visão integrada das intervenções baseadas em evidências que melhor predizem resultados na diminuição dos efeitos psicológicos da infertilidade (e.g., distress, ansiedade, depressão, etc) e aumento da probabilidade de gravidez. Serão abordadas medidas compreensivas ou psicométricas para protocolar um processo de avaliação para domínios que se configuram diferenciados dependendo da tipologia da experiência de infertilidade.
Objetivos Gerais
- Dotar os formandos de conhecimentos teórico-práticos no âmbito da avaliação e intervenção na infertilidade
Objetivos Específicos
- Distinguir as caraterísticas relacionadas com diferentes tipologias de infertilidade (natureza, tipo, causa, etc.) e diferentes técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA);
- Identificar modelos estruturais ou associações entre a natureza, causa e duração da infertilidade, experiência ou não no uso de técnicas de PMA e reações emocionalmente negativas ou indicadores de vulnerabilidade da saúde mental (i.e., distress, depressão, ansiedade, problemas na díade conjugal, etc.);
- Reconhecer e diferenciar quais as intervenções psicológicas eficacez na redução da vulnerabilidade da saúde mental e aumento da probabilidade da gravidez;
- Conhecer, identificar e implementar processos de avaliação compreensiva e recursos psicométricos para variáveis de interesse relacionadas com a infertilidade.
- Tipos de infertilidade- Técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA);
- Variáveis que influenciam a vulnerabilidade da saúde mental na infertilidade;
- Intervenções psicológicas eficazes conforme a tipologia da experiência de infertilidade;
- Métodos e recursos de avaliação psicológica na infertilidade;
O Curso em Intervenção Psicológica na Infertilidade destina-se a Psicólogos, Profissionais Clínicos e Investigadores, bem como a finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização ou MBA, na área referida.
O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.
Local: Não Presencial
Turno: Noites
Datas: Curso aberto todo o Ano
Copyright 2009-2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade | Aviso Legal