Distritos

Curso Avançado em Psicopatologia e Género

Instituto CRIAP
  • Tipo: Curso
  • Método: Online
  • Duração: Flexível/Não determinada
  • Preço: 280.00€IVA Incluído

Descrição da Formação

A saúde e bem-estar consiste num dos grandes objetivos de desenvolvimento sustentável previstos pela ONU na agenda 2030. A saúde mental continua a ser uma área altamente negligenciada e estigmatizada. Adicionado a este facto, muitos fatores psicossociais envolvidos na saúde mental contribuem para esta negligência e enviesamentos sendo o género um destes fatores. O género enquanto construção social sobre os modos de ser e agir enquanto homem ou mulher (ou neutro) numa determinada sociedade têm implicações na forma como a doença é avaliada, diagnosticada e tratada. A saúde mental não é exceção e existem sintomas, patologias e outras questões de saúde altamente genderizadas (ex. patologia – Depressão – fortemente associada às mulheres) que vão influenciar a forma como os profissionais de saúde dão resposta a estas questões. Neste curso, pretende-se consciencializar (futuros) profissionais de saúde para estas questões na sua prática clínica.

 

Objetivos Gerais

- Consciencializar (futuros) profissionais de saúde que trabalhem na área da saúde mental sobre como diversos fatores sociais, e em particular o género, têm implicações diretas na sua prática clínica relacionada com a saúde mental.

Objetivos Específicos

- Consolidar questões relacionadas com a saúde mental e psicopatologia tendo por base as questões de género;- Identificar e diferenciar sexo e género;

- Reconhecer os diversos fatores sociais contribuem para determinados enviesamentos no que respeita à saúde e doença (ex. enviesamentos de género);

- Identificar e responder aos desafios profissionais na área da saúde mental tendo por base as questões de género.

Introdução à psicopatologia e género

- Psicopatologia e género: relação

- Psicopatologias genderizadas;Sexo e género

- O que é sexo, género e construtos similares

- Relação entre diversos fatores sociais (incluindo o género) e a saúde e doença

- Género, saúde e doença: relação específica e implicações

- Análise de casos práticos;

Enviesamentos de género e consciência de género

- Enviesamentos de género: o que são e que implicações têm na saúde e na doença

- A importância da consciência de género no diagnóstico e tratamento da psicopatologia

- Análise de casos práticos;

O Curso em Psicopatologia e Género destina-se a profissionais da área da psicologia e de outras áreas da saúde que trabalhem com saúde mental, como medicina e enfermagem, bem como a finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização ou MBA, nas áreas referidas.

O seu pedido de informação foi enviado correctamente. Obrigado.

Peça mais Informações

Locais da Formação

  • Local: Não Presencial

    Turno: Noites

    Datas: Curso aberto todo o Ano

Cursos em Destaque